Dicas da Matemática para o Mercado de Trabalho!

Erros que Nunca Devemos Cometer nos Concuros Públicos ou Quando Participar de Uma Entrevista de Emprego!
Se você, assim como eu, já se questionou sobre o fato de ter chegado atrasado  em alguma entrevista de emprego, visando uma vaga para o mercado de trabalho ou por chegar atrasado a um local para prestar testes e provas em algum concurso público, então garantimos que as dicas da matemática para o mercado de trabalho(entrevistas e concursos) serão muito benéficas para você. Pode ser ainda, que gastou muito tempo com alguma questão difícil ou muito trabalhosa e isso pode ter prejudicado o seu desempenho naquela avaliação ou também que não tenha respondido corretamente aquela pergunta na entrevista de emprego.  Muitas vezes, temos diversas desculpas por termos ido mal naquela prova por razões diversas, como por exemplo, termos estudado pouco e não termos se preparado adequadamente. Outros, se queixam que já ocorreu aquele "branco", justamente na hora da realização da prova, ou que ficou nervoso, com sede, fome, entre tantos outros sintomas, e que acabaram prejudicando o seu desempenho para aquela tão sonhada vaga, a qual lhe traria tranquilidade, estabilidade e segurança, talvez para o resto de sua vida.  Se você se enquadra em alguma situação anterior, então garantimos que as dicas que seguem, serão muito úteis para você aplicá-las de agora em diante, e com certeza, servirão como uma grande ajuda e alerta, quando for participar da próxima prova, num concurso ou participar de entrevista de emprego. Então, elencamos abaixo, vários erros que você nunca deve cometer, para com os seus compromissos nos concursos, provas e entrevistas:

1. Chegar atrasado para a prova ou para uma entrevista.






A maioria dos candidatos são pontuais, especialmente para ocasiões importantes, como quando formos convocados para realizar uma prova ou participar de uma entrevista de emprego numa conceituada empresa. No entanto, somos humanos e ocorrer um imprevisto ou qualquer outro obstáculo imprevisível é muito normal. Mesmo, se você for uma pessoa pontual, que sempre cumpre seus compromissos assiduamente, pode haver momentos em que as coisas acontecem inesperadamente e você acabe se atrasando para um compromisso de forma involuntária.  O que precisamos fazer é nos programar para chegarmos sempre com no mínimo trinta minutos de antecedência do horário fixado pelo edital ou pela empresa e assim, mesmo que ocorram fatos ou imprevistos, eles poderão ser contornados a tempo.  Mesmo que você chegue ao local indicado em cima da hora, devido a qualquer problema ocasional, como trânsito lento, a sua mente poderá não ter o tempo suficiente, para se recuperar da agitação vivenciada e relaxar, se acomodarndo para que sua participação se dê de forma trânquila e serena, pois ela ainda estaria se recuperando do rush ocorrido com a sua locomoção ou com outro imprevisto. Em decorrência, você pode não ter a calma suficiente e necessária para tentar fazer o seu teste ou a sua entrevista de forma normal e otimizada.  Ficar estressado ou nervoso nesta hora é o que devemos evitar a todo custo!
Sempre se programe para chegar ao local adiantado, pois assim você pode ir se familiarizando com o ambiente, e ficar mais preparado(a), quando os trabalhos começarem.  Por exemplo, se você souber de antemão que o ar-condicionado está muito forte, então você deverá estar mentalmente preparado para o frio ou para conseguir um lugar na sala, onde faça maior calor ou que seja mais iluminado. E, nesse caso, se você trouxe previamente algum casaco, você poderia, então, usá-lo e sentar-se adequada e confortavelmente para realizar a prova ou a sua entrevista de forma mais otimizada.  

2. Falha na leitura de todas as questões previamente.
Você finalmente recebeu a prova e o professor diz: "Podem começar agora!" Neste instante, você volta-se imediatamente para a primeira página e começa a responder à primeira pergunta de imediato? Se sua resposta for sim, pare! Você está praticando outro erro muito comum e que a grande maioria dos concurseiros e alunos menos informados sempre praticam!
Sempre fazer uma leitura prévia de todas as questões da prova, poderão ser muito úteis antes de começar a responder o teste. Dê-se um tempo de cerca de 2 a 5 minutos para ler todas as questões. Coloque um lembrete nas perguntas fáceis e um outro sinal nas consideradas difíceis ou mais trabalhosas. Confira todas as páginas da prova, para se certificar de que você não esqueceu nenhuma pergunta ou que esteja faltando alguma página em sua prova e que poderia lhe trazer um grande prejuízo no meio da prova.

Então, só agora, comece a responder às perguntas, de forma trânquila e respondendo sempre as mais fáceis em primeiro lugar! Sempre deixe as questões e as provas mais difíceis para um tempo mais ao final do teste, quando já tiver resolvido as perguntas e as provas consideradas mais fáceis anteriormente. Isso garante que você terá respondido a maioria das perguntas da prova, com maior otimização de seu tempo, caso fique sem tempo necessário para resolver as questões mais complicadas. Esta simples atitude, também lhe dará mais tempo, para responder às perguntas difíceis, porque você gastou um tempo relativamente menor com os testes mais fáceis.

3. Falha ao alocar ou dividir tempos iguais, para cada questão.
George Orwell na sua famosa obra chamada "Animal Farm" escreveu que "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros.". O mesmo raciocínio vale também para os testes e questões dos exames e provas. Lembre-se de que algumas questões dos concursos, merecem dispor de mais tempo do que  outras, porque algumas delas são mais trabalhosas e complicadas, pois podem ter mais dados, e que talvez precisamos ler mais, interpretar mais do que outras questões. Algumas outras questões, talvez precisem de menos tempo, pois sua resposta é quase imediata e para estas, será necessário alocar menor tempo para a resposta.
Sempre reserve maior tempo, para aquelas questões que têm maior valor ou peso na prova, por exemplo aquelas que têm peso 2, 3, etc., enquanto que as demais podem ter peso 1.
Além disso, se a questão exige muito daquilo que você não domina bem e se você é lento ou estudou pouco àquele conhecimento, então você deve deixá-las para as últimas perguntas que você iria tentar responder.  Por exemplo, se tiver muita dificuldade com a prova de matemática, deixe-a para o final e resolva primeiramente a(s) prova(s) que você julgar que tenha maior afinidade. E, lembre-se você é que tem que determinar o seu relógio do tempo. Mas, certifique-se que você tem que resolver toda a prova em tempo compatível com o concurso e deixar alguma prova ou questões em branco ou responder sem ler, pode ser muito prejudicial ao seu desempenho no concurso ou no teste.

4. Começando com a questão mais difícil.
Alguns alunos tentam resolver a sua prova e exames de uma forma menos eficiente, pois eles começam com as perguntas consideradas mais difíceis ou mais complicadas, inclusive tentando resolver a prova mais difícil no ínicio do teste.
Você pode perguntar, porque isso é errado?
Por exemplo, tentar responder uma pergunta difícil no inicio da prova é um mau começo, pois sua mente poderá ficar muito estressada ou desgastada exatamente no começo do teste e quebrar a sua cabeça, tentando encontrar uma resposta para aquela pergunta pode levá-lo a muito desgaste mental, numa hora da prova inadequada. Você pode perder a sua calma e se dar muito mal com isso e também poderá perder um tempo precioso, enquanto ficou preso com uma pergunta ou prova difícil.  Pode ser que  você gaste muito tempo com estas questões e restando então pouco tempo, você então se apresse para responder às outras perguntas mais fáceis de forma equivocada com grande chance até de errar. Você poderá ficar muito nervoso e esquecer as respostas para as perguntas e provas mais fáceis!
Sugerimos então, como já frisamos no ítem anterior, que sempre comece com as questões e as provas mais fáceis em primeiro lugar, isso faz você se sentir bem sobre seu desempenho e irá consequentemente aumentar a sua confiança e motivação. Depois de resolver todas as provas e questões mais fáceis, ai sim você deverá resolver as de maior dificuldade, pois terá maior tempo para se dedicar a elas.

5 - Escrever muito ou pouco sobre uma questão dissertativa.
Alguns alunos escrevem demais, para questões que não requerem respostas longas. Como resultado, eles não têm tempo suficiente para responder corretamente, as outras perguntas, que requeiram maior número de palavras ou que exija maior discussão para aquele conteúdo abordado. Alguns outros alunos ou candidatos escrevem muito pouco para perguntas que exigem respostas mais longas. E, consequentemente, eles podem ter perdido muitos pontos importantes naquela prova ou naquela redação, porque não dedicou maior esforço para expor uma ideia que requeria maior quantidade de palavras, divagações e questionamentos. Para fazer uma redação ou escrever sobre algum assunto específico de forma otimizada, exige-se que tenhamos sempre um bom nível de conhecimento adequado ao momento em que nos encontramos ou que estejamos sempre antenado com os fatos e acontecimentos mais importantes do momento anterior daquela prova. Saber de tudo que vêm ocorrendo em nosso cotidiano, no campo comercial, financeiro, político e social é primordial para uma boa redação e também fazermos uma boa entrevista. Por isso, ler bons livros, acompanhar os jornais e as mídias escritas e faladas, sempre ajudam consideravelmente estes candidatos para se ter boas ideias ao escrever e ao falar. Se for prestar uma entrevista, falar corretamente sem usar gírias e outros vícios de linguagem sempre o ajudará para um melhor desempenho.

6 - Usar uma linguagem coloquial ao invés da norma culta.
Sabe aquela línguagem com palavras, gírias e frases coloquiais que usamos no cotidiano, quando dialogamos com os nossos amigos nos bate-papos informais e que também uamos no mundo virtual, elas são muito úteis, para este tipo de comunicação com eles, mas devemos sempre saber usar também a norma culta, quando formos escrever uma redação para uma prova ou numa conversa formal, como numa entrevista de emprego ou no mercado de trabalho. Palavras usadas no cotidiano, como veio, mano, mana, e outras abreviações usadas em chats da internet, como vc., tb, abs, entre outras, jamais poderão ser usadas em provas, redações ou em entrevistas, para se conseguir um emprego. Esta postura faz parte de sua apresentação formal, assim como sua assiduidade e o traje adequado usado de forma adequada para a ocasião.

Conclusão
Se você for prestar um concurso público de provas ou participar de uma entrevista de emprego, sua apresentação com roupas adequadas ao ambiente de cada empresa, também faz muita diferença.  Ser honesto e responder tudo o que for perguntado com sinceridade, de forma objetiva, coerente e simplificada pode contar muitos pontos a seu favor. Outro aspecto muito importante e que conta muito é os cursos realizados e a sua preparação e formação acadêmica conseguidos ao longo de toda sua vida escolar e profissional. Um currículo bem feito, valorizando os seus pontos fortes, também é muito importante, mas não é tudo não. Em alguns casos, dominar um segundo ou quem sabe aprender um terceiro idioma também ajudam muito para a sua escolha para a entrevista relativa ao cargo pretendido. Hoje em dia, ter conhecimento de informática é uma necessidade que todos nós devemos dominar, pois sem ela você pode ser considerado um analfabeto digital e isso vai dificultar enormemente seu recrutamento e mesmo o desempenho em qualquer empresa mais exigente.  Em nossos dias, quase todas empresas procuram pessoas com habilidades multifuncionais ou polivalentes, ou sejam aquelas que realizam várias funções ao mesmo tempo, como escrever(digitar) ao mesmo tempo em que atendem o telefone, prestando sempre um atendimento eficaz e cordial, etc.  Sempre estar antenado(a) com o que vêm ocorrendo no mercado de trabalho em que atua, revelar  os seus pontos fortes como ter um bom desempenho em equipe, também o ajudarão muito. Mostre seus feitos, apresentando sempre os números alcançados em empresas anteriores, como metas superadas, prêmios conseguidos, etc. Realizar cursos na área de emprego pretendida e apresentar os certificados de conclusão, também ajudam a fortalecer o seu currículo e poderão facilitar sua aprovação ou recrutamento para uma vaga de emprego. Nesse sentido, orientamos você a acessar e conhecer o portal do site Cursos 24 horas com Certificado que é nosso parceiro aqui no blog, o qual possui muitos cursos on-line, rápidos de boa qualidade, em quase todas as áreas do conhecimento. No caso de um concurso público, procure além de não cometer os erros acima alencados, tirar o máximo de proveito, nas provas e aptidões em que têm mais facilidade, porque isto com certeza, vai lhe dar uma boa nota geral e ótima classificação no teste ou concurso. Se quiser comentar, sugerir ou criticar, faça-o na forma de comentários localizado no espaço abaixo. Desde já, agradecemos a sua participação, visita e sua divulgação aos amigos.  
Se você quiser mais conteúdos abordando o tema, sugerimos acessar nosso marcador chamado: Concursos Públicos.  Boa leitura! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer