A Relação Entre Professor e Aluno na Educação Infantil

Como deve ser a relação entre professor e aluno na educação infantil?
A relação entre professor e aluno é, e sempre foi muito importante para o sucesso na aprendizagem, sobretudo para as crianças que se encontram na escola em idade infantil, porque elas passam várias horas por dia, com um(a) professor(a), durante cerca de dez meses por ano. Muitas vezes, nos perguntamos o que é ser um bom professor ou uma boa professora? Todos nós, que já participamos desta relação, quando éramos crianças, sabemos como é bom ter um professor(a) favorito(a), o(a) qual nos incentivava, para vencermos nossos desafios e chegarmos ao profissional que hoje somos. Se você pensar nisso, garanto que vai se lembrar daquele ou daquela professora do antigo grupo escolar lembrada com muito carinho até hoje. Portanto, um bom professor(a) é aquele(a) que instrui e proporciona uma relação positiva entre ambos, sendo que este relacionamento deve ser muito saudável, mas é difícil de ser estabelecida, contudo quando ela se torna possível, sempre produz bons frutos, que são colhidos, propiciando um bom aprendizado, cujos ensinamentos e atitudes são carregados para o resto de nossas vidas. Quando esta relação estiver alicerçada em um bom relacionamento, ela proporcionará uma boa comunicação, e isso sempre ajudará a alcançar sucesso no aprendizado em sala de aula. No cenário do ensino infantil e fundamental, principalmente quando atuamos na segunda série do primeiro grau, ela deve ser ainda mais focada, pois ela é extremamente importante, para que o aluno adquira atitudes positivas para a sua formação e numa boa educação futura.

Porque Cada Criança Aprende de Forma Diferenciada? 






Cada criança têm diferentes formas para aprender e alcançar os seus objetivos em termos de memorização cognitiva. Poucos alunos em uma sala de aula, vão entender e aprender rapidamente, mas, ao mesmo tempo, sempre haverá aqueles que tenham de ser ensinados repetidamente vezes, usando-se de diferentes técnicas de aprendizagem e tudo com muita paciência, para que ele(aluno), seja capaz de entender certas lições consideradas mais dificultosas, contudo nestes casos, o aprendizado pode se dar de forma mais lenta. Por outro lado, há aqueles estudantes que brincam e usam a escola como entretenimento. Para estes, torna-se mais difícil o aprendizado e ensino, especialmente se não houver uma comunicação adequada entre todos. No entanto, os professores, criando uma relação afetiva positiva com os seus alunos, terão necessariamente o controle daqueles que são problemáticos e podem reverter essa situação inadequada. No livro chamado, “Responsible Classroom Discipline” escrito por F. Vernon Jones e Louise Jones, são discutidos como podemos criar um ambiente de aprendizagem saudável e que seja acessível para as crianças matriculadas nas escolas elementares. De acordo com a autora "Jones", "as interrupções dos alunos vão ocorrer com frequência  em classes ou salas que são mal organizadas e geridas, onde os alunos não estão ocupados com tarefas de instruções adequadas e interessantes".
Ela fala para os professores participantes deste tipo de ensino, que eles precisam monitorar continuamente os seus alunos, para ficarem cientes, de quaisquer dificuldades que os mesmos encontrem. Compreender o problema da criança, seus medos, ou a confusão deles, poderão dar ao professor um melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem de cada criança. Uma vez que o professor se torne consciente dos problemas de cada aluno, ele vai ter mais paciência com todos, fazendo assim com que as crianças possam se sentir seguras e menos confusas no entendimento das explicações, quando elas estiverem frequentando a sala de aula. Ainda, acrescentamos que o professor(a) nunca deverá deixar seus alunos ociosos, para não gerar assuntos paralelos e indisciplina na sala de aula.
Quando certos alunos  estão apresentando dificuldades com tarefas específicas, se eles tiverem uma boa comunicação com o seu professor(a), certamente eles vão expor o fato e provavelmente o mestre ou mediador poderá corrigir as suas dificuldades. Na obra citada acima, a autora cita que “Um corpo significativo de investigação, indica que o desempenho acadêmico e o comportamento dos alunos são influenciados pela qualidade da relação entre professor e aluno”. Quanto mais o professor se conecta ou se comunica com seus alunos, mais provável é que eles serão capazes de ajudar os alunos a sanarem suas dificuldades e a aprender em um nível elevado de profissionalismo e mais rapidamente.
O professor precisa entender que, em muitas escolas, especialmente aquelas que estão presentes nas grandes cidades, as crianças têm diferentes culturas e origens. Um professor, então, precisa compreender quais são os valores que são trazidos por elas de seus lares, onde as experiências vivenciadas lá podem ser complicadas, e sendo assim, elas podem encontrar maiores dificuldades para aprender, porque elas têm uma baixa autoestima, por talvez terem dificuldades financeiras e de relacionamento onde é comum encontrarmos desajustes familiares pelo uso do álcool, prostituição e até consumo de drogas. Se o professor demonstra uma compreensão da cultura do aluno, provavelmente irá proporcionar uma melhor compreensão e melhorar a relação entre o professor e aluno. Ainda, existem também aqueles estudantes, que têm comportamento inadequado na escola, e que de acordo com o especialista "David Thomas", se dá, quando as crianças, se sentem rejeitadas e com medo, especialmente quando o professor, em vez de conversar, gritam com os alunos". O exemplo acima demonstra os sentimentos negativos que a criança cultiva, para com o professor que conduz à inibição da criança para aprender. As razões para as crianças serem repreendidas, variam de professor para professor, mas com gritos, não deve ser a solução mais adequada para estas crianças que têm problemas diversos na sua educação. Agindo assim, mostra que o profissional está adotando um processo de difícil retorno, em termos de aprendizado por simplesmente falta de experiência no processo de ensino e aprendizagem, mas às vezes eles adotam esta atitude, apenas como a única forma para produzir uma solução rápida e paliativa do problema.
Portanto, professores que demonstram terem respeito para com seus alunos, automaticamente vão ter aprendizes ativos em suas salas de aula, enquanto que o professor arrogante ou ofensivo, sofre devido à sua falta de controle, sobre seus alunos. Os professores devem exigir também que sejam tratados com respeito, devido as suas responsabilidades do cargo, para garantir que os alunos os tratem com educação e bondade.  Com relação à arrogância apresentada por alguns professores, sugerimos acessar nosso post chamado: Famoso Diálogo de Gandhi com Seu Professor Arrogante, e se inteirar como o grande líder Mahatma Gandhi que na época era aluno, resolveu seus problemas de relacionamento, com um de seus professores tido como arrogante, quando cursou Direito na universidade em Londres.
Outro ponto, que tenho criticado, é o número de vezes que um professor não corrige seus estudantes, quando se deparam com um dos maiores inimigos da educação atualmente, chamado “bulling” em sala de aula.  As crianças quando são alvo de chacotas ou intimidadas por amigos ou outras crianças, se sentem vitimas pelos seus pares e nestas circunstâncias, elas têm uma aprendizagem dificultada.  Elas sentem-se inferiorizadas, e quase sempre não querem frequentar mais frequentar a escola, porque lá elas se sentem humilhadas, e sua autoestima fica extremamente atingida. Portanto, é importante que os professores imponham sempre um profundo respeito de uns aos outros alunos, coibindo veementemente tal fato.
Os professores quando verificam que alguns alunos, não estão agindo de forma adequada e que estão promovendo a indisciplina ou a desordem e nada fazem, eles indiretamente estarão aprovando indevidamente este comportamento. Então, estes alunos irão concluir que esse comportamento indevido é permitido, e tal atitude se tornará um hábito para eles. Apesar de entendermos, que a aprendizagem não pode ser imposta e nem forçada para ninguém, existem muitas crianças que podem estar perdendo precioso tempo de suas vidas, em escolas que não ensinam ou educam adequadamente. Achamos que aprender pode tornar-se um processo para um indivíduo, onde ele se sinta confortável com o método de aprendizagem aplicado, seja em uma sala de aula ou mesmo em sua casa.
Definitivamente, as crianças aprendem quando elas se sentirem motivadas, mas também precisam ser conduzidas a isso, por professores dedicados, para colocarem na prática suas decisões. "Controle autoritário é muitas vezes destrutivo para os estudantes que estão no ensino primário, e, eventualmente, muitos professores das séries futuras, poderão  ter dificuldades em lidar com crianças que foram ensinadas anteriormente com um professor autoritário". O aluno vai se sentir valorizado e respeitado se o professor(a) compartilha a opção para participarem ativamente em suas aulas. O professor(s) não tem que desistir de todo o seu controle e autoridade, mas, pode e deve compartilhar o controle das atividades com os alunos e incentivar interações que são discutidas e fixadas por um acordo mútuo entre todos.
Para os professores moldarem as mentes dos jovens estudantes, eles devem se comunicar efetivamente com eles e dar uma resposta ou feedback responsável e útil para seus alunos. Não é só nas provas que podemos saber se os alunos estão aprendendo, mas sim no dia a dia em sala de aula, quando ocorre a participação e dedicação aos estudos. A interação entre o aluno e o professor torna-se extremamente importante para um relacionamento bem sucedido durante todo ano escolar. Uma relação estreita, mas limitada entre o aluno e o professor pode ser útil para aqueles alunos que são tímidos, e temem falar na frente de todos na sala de aula  ou para crianças que têm baixa autoestima, porque eles ficam muito tensos e inseguros neste momento.
Outro ponto importante é gerado quando os professores só pensam em si mesmos e conduzem a abordagem tida como canônica. Esses professores tradicionais seguem aquela famosa lista de livros para serem lidos por seus alunos, mas será que todos os alunos vão gostar de ler, e entender todo material. Neste sentido, indicamos a leitura de nossa matéria que foi muito elogiada chamada: O algebrismo na matemática!, onde lá, encontramos exemplos de professores de matemática nota dez e que tudo sabem, enquanto que seus alunos são considerados por eles como nota zero, que sempre são deficientes e nunca aprendem nada. Voltando aos livros adotados, como eles não têm qualquer interesse nisso, pode tornar a leitura confusa e mais difícil de entendimento. Em recente pesquisa, sabemos que "Os alunos afirmaram que mais importante para eles sanarem certas dificuldades, se dava quando eles tinham um bom relacionamento com o professor e quando os mesmos prestavam orientação adequada com explicações detalhadas e com os esclarecimentos solicitados". Os professores que seguem o currículo tradicional não necessariamente precisam se concentrar em suas ideias tradicionais, mas sim interagir com seus alunos e encontrar temas interessantes para discutir com seus alunos.

Portanto, como é que um professor pode manter um relacionamento para ensinar de forma eficaz as crianças? A resposta fica clara, quando os professores interagem com seus alunos, e conhecem mais sobre eles. Nossa primeira experiência educativa, que tem lugar nos primeiros anos de nossa vida, define os princípios para toda educação futura. Cada ano escolar, um professor(a) primáriao lida com novas caras e novas atitudes. Algumas crianças se veem carentes de um interesse na aprendizagem e alguns  outros, se sentem felizes quando estão jogando e brincando na escola com os amigos. A solução para qualquer comportamento inadequado não vai se dar automaticamente e se livrar da má atitude apresentada, mas sim, estabelecer uma relação positiva entre mestre e aluno. 

Conclusão:
Não sei se você verificou, mas na matéria o tema mais abordado foi relacionamento, então concluímos que para obtermos sucesso na relação ensino e aprendizagem é importantíssimo manter estreito relacionamento com os alunos, sempre observando as suas dificuldades, os problemas trazidos de seus lares e proporcionando diferentes formas de abordagens dos diversos conteúdos a serem assimilados por eles. Sabemos que não é fácil conquistar os alunos, pois a educação hoje, disputa espaço com todas tecnologias existentes, como televisão, celulares, tablets, entre outros, mas quem sabe, podemos agregar elas, para melhorar e encontrarmos novas formas de ensinar e aprender como você pode se inteirar lendo nosso post chamado: A lousa digital e os recursos tecnológicos na sala de aula! 

----------------------------------------------------------------------------------------
Nota: Publicamos aqui as respostas comentadas de nosso post: Quebra-Cabeças Grátis da Matemática! 
1) Mário gastou tudo o que tinha em reais em sua carteira, visitando seis lojas. Em cada uma delas, gastou 1 real a mais do que a metade do que tinha ao entrar. Qual era o valor inicial em reais que possuía ao iniciar suas compras?
Solução: (0+1)2 (2+1)2 (6+1)2 (14+1)2 (30+1)2 (62+1)2 = 126

2) Coloque os sinais de: +, -, x, ÷ e ( ) entre os números 2 abaixo, de modo que as equações sejam verdadeiras?

(2  + 2) - (2 +  2)  = 0 
(2  ÷ 2) x (2 ÷  2 =  1 
(2  ÷ 2) + (2 ÷ 2) =  2 
(2 +  2 +  2) ÷ 2 =  3 
(2 +  2 +  2) - 2 =  4
(2 + 2) + (2 ÷ 2) =  5 
(2 x  2 x  2) -  2 =  6 
(2 x  2 x  2) +  2 = 10 
(2 + 2 + 2) x 2 = 12 

3) Qual o valor do x que completa a série abaixo:
23, 54, 95, x
Basta somar: 9+5 = 14 e acrescentar a sequência final 6 ou seja: x= 146

4)  Coloque os sinais de: +, -, x, ÷ e ( ) entre os números 2 abaixo, de modo que as equações sejam verdadeiras? 


(3  + 3 +  3) ÷ 3  = 3

3  + 3 -  (3 ÷  3)  = 5
3 +  3 +  3 -  3  = 6
3  + 3  + 3 ÷  3  = 7
3  x  3 -  3 ÷  3  = 8
3  x  3 +  3 -  3  = 9
(3 x 3) + (3 ÷ 3)  = 10


5) Sabendo-se que os ponteiros maior e menor de um relógio percorrem duas voltas completas, quantas vezes eles formam um ângulo reto?
Solução:
Se você observar, verá que a cada hora, os ponteiros se cruzam duas vezes e toda vez que eles percorrem 1/2 hora ou 30 minutos, e se distanciam 5 minutos. Logo em 24 horas, eles se distanciam 24.(5) = 120 minutos ou 2 horas, que equivalem a 4 meias hora, ou seja deixam de se cruzar por 4 vezes.  Logo, eles percorrendo 24, se os ponteiros não se movimentassem eles se cruzariam 48 vezes, mas devemos descontar as 4 vezes que eles se distanciam, então temos: 48 - 4 = 44 vezes que é a resposta correta. 

6) Como completar o quadrado mágico abaixo com os números de 6 a 16 de modo que cada linha, cada coluna e cada diagonal tenha soma 34?

1
 12
 7 
14 
 13
 2
11 
10 
 3
 16
15
 6 
 9
4

7) Sabendo-se que 74 codornas, põem 74 dúzias de ovos em 74 dias e que 37 codornas comem 37 kg de ração em 37 dias. Então, quantos kg de ração devemos utilizar para produzir 1 dúzia de ovos?

Solução:
Na média, 74 codornas produzem 1 dúzia de ovos em 1 dia, e 37 codornas comem 1 kg de ração em um dia. Para produzirmos 1 dúzia de ovos, será necessário alimentar 74 codornas por um dia, ou seja gastaremos: 74/37 = 2 kg de ração. 

8) Qual é o valor que deve ser colocado na seta da figura?

Resposta: Basta ler os números de cabeça para baixo e da na sequência da esquerda para a direita, ou seja: 87

9) Se a chance de você estar vivo daqui a vinte anos vale 1/5, enquanto que a chance de sua mãe morrer durante este período vale 3/4.  Então, qual a probabilidade de ambos estarem vivos daqui a 20 anos?

Solução: 1/5 . 1/4 = 1/20 = 0,05 = 5%

10) Supondo que eu esteja participando de uma prova de motocicletas num circuíto fechado, como no famoso "globo da morte". E, que eu veja que 1/5 dos corredores participantes estão à minha frente enquanto que 5/6 deles estão atrás de mim. Nestas condições, quantos são os participantes desta prova?  

Solução: Como o circuíto desta prova é fechado, então os participantes à minha frente e aqueles que estão atrás de mim são os mesmos. Somando-se ambos, temos que: 1/5 + 5/6 = (6+25)/30 = 31/30 
Ou seja, temos 31 participantes, incluindo eu. 

11) Em um avião que tinha como passageiros: 4 romanos e um inglês. Sabendo-se deste fato, então qual seria o nome da aeromoça?
Solução: Basta juntar quatro em romanos com um do idioma inglês, logo o nome dela seria: IVONE.

12) Se o número 47X2Y é divisível ao mesmo tempo por 4, 5 e 9. Então, qual deverá ser a soma dos algarismos X e Y desse número?
Solução: Basta verificar os critérios de divisibilidade, Se divisível por 4, ele deve terminar em 00 ou um número divisível por 4. Se por 5 deve terminar em 0 ou 5, ou por 9, a soma dos dígitos deve formar um nº divisível por 9. Então Y vale 0 e X vale 5 (13+5), então: X+Y = 5+0 = 5  

13) Observando a figura e considerando o quadrado como A, o triângulo como B e a circunferência como C, então podemos deduzir que:
A³ = 27 → A = 3
B³.A = 192 → 3B³ = 192 → B³ = 192/3 = 64 → B = 4
3.4.C² = 48 → 12C² = 48 → C² = 48/12 = 4 → C = 2
Logo, C + A.B = 2 + 3.4 = 2 + 12 = 14

----------------------------------------------------------------------------------------
Atenção:
Se você quiser conhecer diversos conteúdos, envolvendo muitos temas pedagógicos, não deixe de acessar o nosso marcador chamado: Pedagogia na Matemática!
Caso, queira compartilhar idéias e suas experiências didáticas conosco, ou mesmo para elogiar, criticar, sugerir, retificar, deixe seu parecer em forma de comentário no espaço abaixo, o qual será atendido o mais breve possível. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos, usando as redes sociais com acesso ao final da matéria. Aproveitamos também para agradecer sua visita ao site! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer