Dicas e Ideias Valiosas para Elaborar seu TCC!

Atendendo muitos pedidos de nossos leitores, que estão com dificuldade na elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou mesmo da monografia, que se dizem carentes de bons conteúdos envolvendo o tema, resolvemos postar algumas dicas, ideias e considerações importantes para estas pessoas, que se encontram em fase final de conclusão de seus cursos, sejam na graduação e também da pós-graduação. 
Salientamos que o TCC é um termo usado abreviadamente para designar o Trabalho de Conclusão de Curso e não deve ser confundido com monografia. O TCC pode ser apresentado de várias formas, entre as quais destacamos: monografia, artigo cientifico, relatório de estágio, tese para doutorado e dissertação para mestrado. Entretanto, existem esses e vários outros tipos de trabalhos de conclusão, que algumas escolas podem ou não aceitá-los, dependendo de suas políticas internas e exigências legais. Alertamos que todo aluno universitário, em fase final de conclusão de seu curso, deve desenvolver este trabalho, para que possa demonstrar o conhecimento cientifico que foi adquirido ao longo de sua graduação ou da sua pós-graduação. A decisão de qual tipo de TCC deve ser adotado, depende do curso e da instituição de ensino, onde o aluno estuda e esta matriculado regularmente.  Em muitas universidades ou instituições de ensino, o TCC é o critério final de avaliação do aluno e em caso de reprovação nesse quesito ou quando o mesmo não for apresentado, o aluno fica impedido de colar grau e receber o seu diploma ou certificado de conclusão de seu curso, e consequentemente, não poderá exercer sua profissão até que seja finalmente aprovado, portanto ele deve ser considerado peça fundamental para sua formação em toda forma de ensino regular.
Primeiramente, quanto aos aspectos legais, informamos que de acordo com determinação do MEC (Ministério da Educação e Cultura), através da resolução nº 01, datada de 03 de abril de 2001, foi criado a obrigatoriedade da apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a ser entregue até 60 dias após a conclusão da última disciplina de qualquer curso de pós-graduação de qualquer curso no Brasil, sendo que ele deve ser apresentado de forma individual, de acordo com a resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) pela CNE/CES nº 01, datada de 08/06/2007. Ainda, salientamos que existe o TCC opcional, onde 33% (ou um terço) do trabalho deve ser realizado de forma individual e o restante (67%), poderá ser trabalhado de forma em grupo composto com o máximo de 4 alunos. Normalmente, quando ele é apresentado em grupo, o documento TCC, deverá ser dividido em 3 capítulos ou partes, sendo que o 1º e 2º capítulos deve ser realizado pelo grupo, enquanto que o 3º capítulo deverá ser desenvolvido de forma individualizada, quando então, cada aluno de forma individual, deve apresentar o seu trabalho composto pelos 3 capítulos ou as três partes trabalhadas, sendo as duas partes comuns a todos, enquanto que a última parte de forma individualizada. Também informamos que o conteúdo aqui tratado é apenas para orientação de nossos leitores e disponibilizado de forma gratuita e que, em hipótese alguma nosso blog ou os seus autores recebem ou cobram quaisquer valores em dinheiro ou sob outra forma, para prestarem assessoria ou qualquer tipo de trabalho de confecção parcial ou total deste tipo de trabalho, o que combatemos veementemente. Em relação as ideias, depende muito de seu curso e área envolvida, mas orientamos que mesmo aqui em nosso BLOG, você vai encontrar quase 200 postagens, abrangendo diversos temas da Matemática e mesmo de outras áreas, que vale a pena você pesquisar e se dedicar a um assunto que seja de seu agrado e também aprovado por seu orientador escolhido. 
   
Mas, vamos apresentar abaixo, algumas dicas para que você possa se dar bem e elaborar um TCC com qualidade e de forma tranquila e adequada:






a) Uma vez que tenha escolhido um curso de sua simpatia, seja o melhor aluno da sala, não basta apenas frequentar ou ser um aluno presente, é preciso estudar, ou seja, não leve dúvidas para casa, e seja um verdadeiro estudante, ou seja aquele que estuda em casa, após a saída da escola, pois se deixarmos para o outro dia, certamente não vamos nos lembrar das explicações feitas por nossos mestres.  Pense sempre nisso!

b) Não deixe para a última hora, para pensar no seu TCC.  Procure organizar uma pasta específica sobre o assunto, logo no inicio do curso, contendo todas as ideias de temas, com artigos, livros, publicações, leituras em sites, revistas, etc.

c)  Crie prazer pela leitura. Para que você faça uma boa dissertação sobre qualquer tema escolhido, é de suma importância a leitura cotidiana de bons livros que possam agregar ideias e conteúdos relacionados com seu curso. Com certeza, tal procedimento vai lhe trazer uma boa fluência, utilizando o idioma de forma clara e objetiva, proporcionando o uso de termos mais sofisticados, que você poderá considerar em seu trabalho e tudo isso, sempre valorizará seu TCC e contará pontos pelo seus avaliadores.  Vá organizando as ideias e as guarde na pasta já citada anteriormente.

d) Para o TCC será necessário você escrever, escolhendo algum tema que tenha mais facilidade ou que domine mais profundamente o assunto.  Nunca use temas ou TCC que já foram iniciados por outros alunos e que não obtiveram exito, pois as dificuldades serão enormes em realinhar ou complementar estudos que talvez não domine ou não goste.

e) A escolha do professor orientador é de suma importância, pois além de aprovar o tema que escolher, ele também deverá gostar dele.  Além disso, procure o professor que você goste e que esteja alinhado com o tema escolhido, ou seja se o professor leciona Estatística, e seu tema escolhido por exemplo for Estudo das Derivadas, observe que as coisas podem não se encaixar e causar um desconforto para ambos.    

f) Lembre-se de que tudo que for relatar, normalmente está baseado em algum texto, site, livro, apostila, etc. e que deverá ser mencionado em seu trabalho a fonte, de onde tal assunto ou conclusão foram retirados, ou seja tenha uma fundamentação teórica e sólida de todos os fatos e da biblioteca utilizada.

g) Não deixe tudo acumular para só no final enviar o texto completo a seu orientador, vá lhe enviando seus textos parcialmente, para que sejam por ele analisados, corrigidos e aprovados por partes. Procure saber como enviar tais trabalhos parciais, se por  e-mails, ou em papel, etc. Sente-se com seu orientador e converse sobre isto, logo no início dos trabalhos. 

h) Todo TCC, de acordo com seu orientador, deverá ser redigido com um número mínimo e máximo de páginas.  Então, converse sobre isto com seu professor que o oriente, e uma vez que esteja no final, apare todas as arestas, ou seja; faça um pouco a mais do que foi pedido, veja o que não serve e descarte(delete) os excessos que por ventura estiverem presentes ou repetidos  em seu trabalho. Veja também possíveis erros de ortografia, usando algum programa específico de correção, ou quem sabe pedindo a algum professor de língua portuguesa competente que faça uma revisão final.

i) Finalmente, após ter sido totalmente aprovado pelo seu orientador, leve o trabalho completo e o texto final de seu TCC para ser impresso numa gráfica de sua confiança, ou caso sua escola permita, entregue da forma como ela requer, muitas preferem que o original seja entregue em papel impresso com capa, dedicatória, texto, etc, e uma outra cópia seja entregue gravada em CD, Pen-Drive, etc. Se for apresentá-lo pessoalmente, para ser avaliado por uma banca examinadora, treine em sua casa, para controlar o tempo, o que vai falar, decidindo também como vai ser a apresentação, qual programa e recursos vai utilizar, se através de um projetor, computador (slides, transparências, etc.).  

Conclusão:  
Enfatizamos que este trabalho final de conclusão de seu curso não é nenhum "bicho de sete cabeças" e deve ser encarado de forma serena e tranquila, pois como já dissemos em todas as escolas, faculdades ou universidades, sejam públicas ou privadas, sempre existem pessoas e orientadores que vão lhe ajudar neste sentido.  Nunca se desespere por maior que sejam suas dúvidas e os problemas encontrados, porque o nervosismo e a ansiedade só nos atrapalham a realizar nossos projetos. Procure sempre conversar com seus professores, especialmente com seu orientador ou mesmo com seus pares, para sanar eventuais dúvidas que surjam pelo caminho. Se você escolher o tema adequado e que seja de seu agrado, e começar seus trabalhos com bastante antecedência, acompanhado de seu orientador escolhido, temos certeza de que não encontrará dificuldades adicionais para concluir seu TCC no prazo estimado, com tranquilidade, clareza, coerência e competência. Se quiser encontrar mais conteúdos de qualidade, envolvendo o Ensino Superior, clique aqui e encontrará muitas idéias em nível superior, envolvendo a Matemática ou as áreas das exatas.  Para encontrar artigos envolvendo a pedagogia ou didática na Matemática, acesse nosso marcador chamado: Pedagogia na Matemática!

Esperamos ter ajudado com nosso material e se gostar e quiser compartilhar com os amigos que porventura estejam passando pelo mesmo dilema, use as redes sociais ao final do post para compartilhar, ou passe o endereço do blog aos mesmos.
Caso, queira perguntar, retificar, elogiar ou nos criticar, use o espaço logo a seguir, que é destinado aos comentários.  Desde já, agradecemos a visita e parecer ao nosso modesto site.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer