Será que Vamos nos Espalhar pelo Universo?

Imagens - Revista Galileu
Será que algum dia vamos nos espalhar pelo Universo?
Esta foi uma das perguntas feitas pelo grande cientista norte-americano, astrobiológico, astrofísico, astrônomo e escritor Carl Sagan (1934-1996), que afirmava categoricamente que sim, mas que isso somente seria possível se a humanidade não se auto destruísse antes deste fato acontecer. Outro grande cientista, físico teórico, cosmólogo e autor de reputação inquestionável chamado Stephen Hawking, nascido em 1942 no Reino Unido, em suas previsões afirmou que o futuro poderá ser terrível para nossa humanidade. Segundo ele, "não vamos sobreviver outro milênio, a menos que colonizemos outro planeta".
Isso é assustador, pois estamos cansados de saber que os descobrimentos da energia e consequentemente da bomba atômica e mais recentemente do uso indevido da bomba de hidrogênio, assim como a destruição da natureza pelo homem, visando apenas o dinheiro e ambição são grandes ameaças para a humanidade, onde governos totalitários e ditadores endeusados, vêm fazendo testes e manobras perigosas, numa demonstração irresponsável, querendo dominar todo mundo a qualquer custo.  Voltando ao grande nome da ciência já mencionado por Sagan, ele  nos afirma ainda que "A Terra seria um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica" e esse pensamento nos leva a refletir, como poderíamos estar sozinhos neste vasto universo, que ainda é desconhecido e pouco explorado pela humanidade. Segundo ele, é quase verídico que não estamos sozinhos neste vasto Universo, e pode ser possível que algum dia no futuro estaremos colonizando outros planetas, onde haja condições favoráveis e suficientes para o desenvolvimento da vida humana.

Caso nosso planeta fosse destruído por forças de governos ignorantes, quem poderia vir a nos salvar?
Sagan, sobre esta questão nos faz pensar e refletir questionando a todos para o fato de, "quem iria nos salvar em caso de ocorrer o pior com nosso planeta", levando-nos a triste constatação de que, até este momento não teríamos nenhum ser superior de origem alienígena ou ninguém com tais poderes e possibilidades. É claro que muitas religiões apontam outras soluções divinas que envolvem a fé e que somente Deus poderia nos salvar, levando-nos quem sabe ao paraíso. Muitos cientistas renomados, já evocaram Deus como solução para muitos problemas da humanidade, como você pode verificar no artigo "Deus e a Matemática" que está publicado neste nosso espaço e que aconselhamos o acesso, se for de sua vontade. Em seus pensamentos, Carl Sagan nos dizia que, " O nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, no meio de toda essa imensidão, não há nenhum indício de que, de algum outro mundo, virá socorro que nos salve de nós mesmos."
Portanto, veja que nossa responsabilidade é muito grande em conservar e manter harmonicamente este manto sagrado chamado "Planeta Terra" pois ele é um santuário ecológico, com uma fauna, flora, rios e animais, sendo que que até hoje não foi descoberto outro similar em todo o imenso universo. E, não sabemos mesmo, se possa existir lugar tão acolhedor e com clima tão ameno quanto ao nosso em outra parte do mundo. 

Mas, o que estamos fazendo hoje com o nosso planeta Terra?





Ao invés de estarmos preocupados em preservar a natureza, os rios, os animais e todo vastíssimo ecossistema que ainda nos resta, estamos hipocritamente desmatamento as florestas, jogando no ar diariamente o tão prejudicial gás carbono gerado pela queima desenfreada de combustíveis fósseis, que causam o tão temido efeito estufa, o que só faz aumentar a temperatura. Na verdade estamos destruindo a camada de ozônio,  e cada vez mais os raios solares penetram com mais facilidade no nosso planeta, causando o derretimento das geleiras nos polos, e muitos outros desequilíbrios, e com tudo isso, verificamos aumento das tempestades, com ventos cada vez mais potentes, desregulação do clima, com mais terremotos, geadas, ciclones, tsunamis e furacões que se espalham assustadoramente por toda face da terra.  Recentemente numa conferência do clima das Nações Unidas - COP, em Paris na França, todos os 153 países participantes se comprometem a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. Os dois grandes e maiores países poluidores do mundo que são China e EUA se comprometeram a reduzir suas emissões de CO2 nos próximos anos. Também ficou estabelecido numa das metas futuras, limitar o aquecimento de 2ºC na média da temperatura do planeta. Na contramão de tudo isso, o último ano de 2015 foi na média o mais quente de todos já analisados, sendo que na última década, tivemos sete dos anos mais quentes de toda história da humanidade. Todos nós humanos, deveríamos estar muitos preocupados com esta terrível estatística, pois o que estamos vendo, é uma elevação sem precedentes na média mundial da temperatura e as consequências disso não sabemos qual(is) será(ão).  
Portanto, isso nos leva a crer que não estamos fazendo a lição de casa de forma responsável e saudável e a resposta da natureza poderá ser em forma de inundações, terremotos, aumento ou diminuição excessiva da temperatura, e outras anormalidades que vemos noticiadas pelas mídias pelo mundo afora.

CONCLUSÃO:
Veja algumas das frases ditas pelo grande cientista e físico Stephen Hawking:
Em 2006, numa entrevista para a BBC ele afirmou “Mais cedo ou mais tarde, desastres como a colisão de um asteroide ou uma guerra nuclear podem nos dizimar”, afirmando ainda: “Um dia podemos ter a prova de múltiplos universos”,. Sobre a possibilidade de vida fora da Terra ele afirmou: “Não seria além do campo da possibilidade que em algum lugar fora do nosso próprio universo exista um universo diferente..."

Na nossa modesta opinião, achamos que é muito provável que possa existir vida fora da Terra, pois existem milhares de planetas espalhados pelo Cosmos e muito deles com condições muito favoráveis para abrigar a vida.
Concordamos plenamente com as ideias de Sagan que afirma que um dia no futuro vamos nos espalhar ou seja colonizar outros planetas mas, o grande perigo que corremos e nos auto destruirmos antes que isso ocorra, o que de fato estamos assistindo em nosso cotidiano.
Atenção:
Se gostar de artigos científicos e curiosos, voltados para a Astronomia e Física, acesse nosso marcador chamado: Física e Astronomia!
Espero que tenham gostado do artigo e que o divulguem aos amigos e seus pares. Para isso, sugerimos usar as redes sociais ao final desta matéria ou divulgar nosso endereço aos mesmos.
Se quiser opinar, seja para sanar dúvidas, criticar, elogiar ou apenas para deixar seu parecer, use o espaço para comentários, localizado ao final deste post.
Desde já, agradecemos sua visita e parecer. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. Sempre há pessoas realmente interessadas em salvar a vida no planeta. Mas há também os omissos. Aqueles que não se importam nem com suas vidas individuais. Resta selecionar um número reduzido de mentes sensatas que façam todo o serviço de salvamento da vida independente daqueles que nada ou pouco fazem. Infelizmente, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo Jorge!
      Em primeiro lugar, agradecemos sua visita ao nosso site.
      Concordo plenamente com seu pensamento, realmente muitos povos considerados civilizados ou "de primeiro mundo" estão poluindo e destruindo nossa natureza, tudo em busca de prestígio e dinheiro, infelizmente. Um grande abraço a todos!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer