Dinâmicas de Matemática!

Atendendo muitos pedidos de nossos leitores, inclusive de alguns professores que sempre acompanham nosso trabalho neste site, sobre as atividades recreativas e lúdicas indicadas para serem usadas no início das aulas e do ano letivo, resolvemos publicar algumas brincadeiras e dinâmicas criativas e interessantes de Matemática que devem ajudar a quebrar o gelo inicial dos alunos na aula desta importante disciplina. Esclarecemos que estas recreações e brincadeiras devem ser usadas e adaptadas a seu critério, sempre de acordo com a clientela de cada escola, do tempo disponível e também elas serão muito úteis, mesmo para uso em outras matérias escolares. Então, vamos a elas:

1. Para repassar algumas normas de comportamento em sala de aula!
Peça a todos alunos presentes na sala, para falarem seus nomes em voz alta, exatamente ao sinal dado por você e ao mesmo tempo. Então, pergunte se alguém entendeu o nome de seus colegas. Com certeza a resposta será Não! Logo, então o professor deverá esclarecer que se todos falarem ao mesmo tempo, ninguém vai conseguir entender e portanto uma das regras é que cada um deverá levantar sua mão e em seguida, quando autorizado deverá falar em bom tom para ser devidamente ouvido. Outra regra importante que é não chegar atrasado para as aulas, que pode ser aprendida através de um pequeno teatrinho, onde alguns dos participantes vão perder seu transporte, por chegarem atrasado ao embarque ao ônibus, avião, metrô, etc. e, em consequência perderão aquela tão sonhada viagem de férias ou mesmo em outra situação hipotética, poderão não participar da prova e ficar reprovado no final do ano. Outras normas como não fazer bullying, desligar o celular, respeitar os amigos e o professor, etc., devem ser discutidas e ao final pode-se anotar todas as regras gerais de conduta e normas previamente aceitas por todos e que deverão ser respeitas ao longo de todo o ano letivo.

2. Para conhecer as supostas qualidades de cada um!
Peça aos alunos que escrevam numa folha em branco sua maior e melhor qualidade e, em seguida cada um deve amassar o papel, fazendo-o transformar em uma pequena bolinha. Em seguida, as bolinhas deverão ser atiradas ou trocadas (jogadas) entre eles, por várias vezes, até quando não sejam mais identificadas. Cada aluno, ao final da brincadeira ficará com apenas uma bolinha amassada. Logo a seguir, o professor deve pedir aos alunos individualmente para abrir o papel e ler o conteúdo e questionar se ele reconhece de quem é a autoria da bolinha que ficou na sua mão. Em caso, confirmando-se o autor, este aluno recebe uma salva de palmas. Podemos aproveitar, para que pedir que o autor da palavra se apresente e justifique a qualificação descrita.

3. Jogo de Boliche!
Havendo um tempo disponível, o professor pode descontrair os alunos, usando 10 garrafas descartáveis usadas e fechadas com tampa, pintadas em cores diferentes e transformadas em pinos de boliche improvisados. Pinte cada garrafa de acordo com a figura e com as cores observadas na figura ao lado e se quiser coloque ao fundo delas, um pequeno peso que pode ser algumas bolinhas de gude ou algumas pequenas pedregulhos arredondados para dificultar o jogo: As amarelas (3 pontos), azuis (4 pontos),  as vermelhas (5 pontos) e finalmente as verdes (6 pontos). Depois, coloque as garrafas conforme o esquema ao lado. Cada jogador deverá jogar uma bola (que pode ser de futebol mesmo) com o objetivo de derrubar o maior número de garrafas. Sairá vencedor quem fizer o maior número de pontos.

4. Jogo com Dados Cúbicos!
Consiga dois dados em forma de cubos ou peça aos alunos para fazerem em casa e trazerem na aula. É uma ótima oportunidade para ensinar planificação de sólidos geométricos e também dar as primeiras noções sobre Probabilidades. Cada jogador deverá arremessá-los ao mesmo tempo em cada rodada. Ao final de 10 rodadas, vai ganhar aquele aluno que conquistar maior número de pontos. 
Atenção: Se quiser aprender ou revisar tudo sobre Probabilidades, procure nosso artigo que trata do assunto, ou se preferir para acessar, clique aqui!

5. Jogo com Dados Cúbicos e Balões!
Se houver tempo disponível, você poderá aproveitar os dados usados na brincadeira anterior para criar uma outra brincadeira ainda mais divertida. Consiga alguns balões de aniversário e dê um para cada participante. O aluno que for escolhido para iniciar a brincadeira deverá lançar os dois dados ao mesmo tempo e contar os pontos obtidos, batendo com a mão o balão no ar o número de vezes resultantes da soma entre os dois dados. Ganha este jogo quem bater ou tocar nos balões o maior número de vezes sem estourar ou errar o toque. Caso essa brincadeira for realizada ao ar livre, é recomendável ter algumas bexigas extras e ainda, aquele aluno que estourar o balão propositadamente ficará desclassificado e fora do jogo.

Nota: Se quiser conhecer muitas outras dinâmicas criativas e interessantes para uso em grupo, procure pela matéria Dinâmicas de Grupos Muito Criativas neste Blog ou clique no link destacado! 

CONCLUSÃO:





Todos já sabem que é muito importante o relacionamento em sala de aula com o professor e vice-versa, pois vai facilitar muito as relações de ensino e aprendizado. Então, usar de atividades lúdicas e de alguns jogos e brincadeiras, com muito critério, deverão ajudar e muito a motivar e a cativar os alunos para o aprendizado, pois desta forma, o relacionamento var se tornar mais agradável e cativante.
Aproveitamos para convidá-lo a conhecer nossos artigos sobre as recreações da Matemática, onde vai encontrar outras dinâmicas criativas e muitas atividades lúdicas para facilitar a motivação e o relacionamento e que também pode promover o sucesso no ensino e aprendizagem desta importante disciplina escolar.
Se gostou das sugestões e das atividades aqui propostas, compartilhe e divulgue aos seus pares, pois certamente este artigo pode ajudar aos nossos amigos professores menos avisados ou aqueles que passam por dificuldades didáticas e de relacionamento, que infelizmente são muito inerentes e presentes nesta nobre profissão. Se preferir, divulgue nosso endereço aos amigos, ou use dos atalhos presentes ao final desta matéria para compartilhar nossos artigos com as redes sociais.
Se ficou com dúvidas e quiser nos questionar, ou mesmo para criticar, elogiar ou sugerir alguma atividade, deixe seu comentário ao final do post que teremos o maior prazer em esclarecer e divulgar.
Finalizando, gostaríamos de convidá-lo a se cadastrar como seguidor deste Blog e assim, receber periodicamente e automaticamente nossos artigos, disponibilizados sempre de forma gratuita. Muito obrigado pela visita!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer