Recursos Interativos para Aprender Matemática!

Continuando com nossa série de publicações envolvendo o desenvolvimento por este Blog, de alguns programas matemáticos gratuitos, destinados ao aprendizado de muitos conteúdos dessa disciplina escolar, vamos disponibilizar hoje aos nossos leitores, um aplicativo muito importante para os estudantes treinarem, exercitando seus conhecimentos nos números romanos. É um recurso didático interativo e oportuno, para que as escolas e o mestre possa se utilizar da tecnologia em sala de aula, visando estimular e ensinar os estudantes, os quais já estão muito acostumados com esses recursos tecnológicos, tais como com o computador, tablet e celular em seu cotidiano. Deixamos claro que essa atividade deve ser bem planejada, supervisionada e acompanhada de perto pelos professores e gestores da instituição escolar, para que não seja desviado o foco que é sem dúvida o aprendizado dos discentes. 






Trata-se de um programa muito simples, o qual transforma os números reais em romanos, no intervalo de 1 a 3999, bastando digitar os dados corretamente nos locais indicados e clicar no botão "clique aqui para converter". 

Somente para elucidar a memória do leitor, informamos que a parte histórica e teórica desse tema, assim como a proposição de uma infinidade de problemas e exercícios já foi tratado aqui em nosso site, bastando acessar o post chamado: Tudo Sobre os Números Romanos, e que vale muito a pena acessar e tomar conhecimento antes de utilizar esse aplicativo. Embora atualmente os números romanos sejam pouco usados, enfatizamos que eles são utilizados para grafia dos séculos, para enumerar congressos, demarcar as olimpíadas, diferenciar o nome dos papas, reis e imperadores, inclusive também na numeração dos capítulos de muitos livros e apostilas.  Quanto a utilização dos números maiores, podemos encontrar eles em algumas estátuas, estimando o número do ano escrito em números romanos. Ainda acrescentamos que os números romanos foram durante muito tempo a principal forma de representação numérica na Europa. Os números eram e são representados a partir de letras do próprio alfabeto dos romanos. Esse sistema numérico associa uma letra a uma quantidade numérica fixa, de acordo com os valores que você pode conferir nesse aplicativo. 

Então, sugerimos aos professores e mediadores em Matemática que planejem uma atividade com muitos exercícios ou problemas inerentes aos números romanos, e que dividam os alunos em grupos ou individualmente, liguem os computadores, disponibilizem os celulares ou outros equipamentos com acesso na internet, acessando o aplicativo que funciona online, desde que esteja logado no endereço desse artigo ou se preferir e quiser acessar, pode clicar aqui!


PROGRAMA PARA ESTUDAR OS NÚMEROS ROMANOS!

Digite um nº inteiro entre 1 e 3999:






Confira o nº em algarismos romanos:




Cortesia do Blog Recordando Matemática




CONCLUSÃO
Espero que tenham gostado do artigo e que esse programa seja de utilidade e que possa ajudar aos estudantes, servindo como uma ferramenta e recurso didático importante para incrementar e motivar o aprendizado desses famosos e intrigantes números romanos, os quais já foram muito utilizados em tempos remotos, mas que ainda continuam sendo aplicados no cotidiano e produtos, principalmente nos relógios, rádios e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, devido ao formato e design que apontam como sendo de bom gosto e proporcionando beleza no destaque visual.

Embora seja um assunto simples que é abordado nessa área do conhecimento, sabemos que memorizar todos esses símbolos numéricos, exige dedicação, muitas atividades, empenho e exercícios práticos, utilizando-se o máximo possível de ações destinadas para memorização por parte dos alunos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou se quiser sugerir qualquer outro assunto, pedimos que deixe um recado no espaço para isso, localizado logo ao final do texto, que teremos o maior prazer em responder, sempre no menor prazo possível. 

Se gostou do programa, fique a vontade para compartilhar com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou indicar nosso endereço aos mesmos. 
Aproveito para pedir ao leitor(a) que se cadastre gratuitamente como seguidor(a) do Blog e assim possa receber nossos artigos inteiramente grátis na comodidade de seu lar. 

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer