Cidades que brilham na Olimpíada de Matemática!

(Imagens: Wikipédia)
Cachoeirenses brilham na Olimpíada de Matemática!
Recebemos uma notícia muito boa que vem da pequena cidade do sul de Minas Gerais, Cachoeira de Minas, mas grande em conhecimentos de Matemática e na qualidade da educação e que se destaca pelo grande número de medalhas de ouro, prata e de menções honrosas que foram recebidas junto da 12ª Olimpíada de Matemática. Sabemos que outras cidades mineiras também se destacaram nessa Olimpíada no ano 2016, e que no total os mineiros receberam o total de 1585 medalhas nas versões ouro, prata e bronze, enquanto que o estado de São Paulo ficou em segundo lugar com a quantidade de 1222 medalhas. Ainda das 500 medalhas de ouro distribuídas, 151 foram somente para alunos de Minas Gerais, São Paulo ficou com 68 e Rio de Janeiro com 50. Isso demonstra o empenho de todos, principalmente dos alunos, professores e dos gestores escolares de todo o estado de Minas Gerais pela premiação recebida. Então resolvemos publicar o artigo que foi escrito e recebido da Profª Anésia Pereira Costa da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva da pequena cidade mineira chamada Cachoeira de Minas e parabenizá-la, assim como aos demais envolvidos nas premiações, pelo grande sucesso alcançado nesse grandioso evento. Segue abaixo então o texto na integra enviado pela professora ao nosso site, para que todos saibam do sucesso e empenho realizado no ano de 2016 nessa importante Olimpíada de Matemática. 

"Mantendo as boas colocações de todas as edições, Cachoeira de Minas garantiu medalhas de ouro, prata e bronze nesta última edição da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Ao todo, foram 23 alunos premiados no município, sendo 3 medalhas de ouro, 1 de prata, 3 de bronze e 16 menções honrosas.
A OBMEP é uma promoção do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
No que se refere ao maior número de medalhas de ouro conquistadas em Cachoeira de Minas, o maior destaque, com três ouros, foi a Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, localizada no bairro Vista Alegre, na zona urbana, que também foi premiada com o troféu Obmep 2016 e teve dois de seus professores (Anésia Pereira Costa e Fátima de Souza Rocha) premiados na 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática. A escola atende cerca de 530 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Localizada no bairro Rosário, na zona urbana, a Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, que atende alunos do Ensino Médio, conquistou 4 menções honrosas. E a Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça, localizada no Distrito do Itaim, faturou 1 medalha de bronze e duas menções honrosas (veja reportagem na Página 00).
O resultado da 12ª Olimpiada de Matemática das Escolas Públicas pode ser conferido no site www.obmep.org.br. A edição deste ano teve número recorde de cidades participantes, com 5.544 municípios (99,6% do total). Dos quase 18 milhões de alunos inscritos na primeira fase, 501 conquistaram medalhas de ouro, 1.500 ganharam a prata e 4.501 ficaram com o bronze, além de mais de 42 mil menções honrosas. A entrega das premiações será realizada em 2017.
Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Cachoeira de Minas, embora seja uma pequena cidade localizada no sul de Minas Gerais tem se destacado na competição, conseguindo medalhistas de bronze, prata e até mesmo ouro. Em doze anos de competição, o município faturou 424 premiações, sendo 23 medalhas de ouro, 17 de prata, 63 de bronze e 321 menções honrosas. Somente da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva foram 277 alunos premiados, sendo 18 medalhas de ouro, 16 de prata, 50 de bronze e 193 menções honrosas.
“A escola Senador se orgulha de cada aluno que por ela passa e fica muito feliz quando seus alunos brilham seja em qualquer área. Ter medalhistas na Obmep nos enche de orgulho porque é através do sucesso destes alunos que avaliamos nosso trabalho”, disse a diretora Fabrícia Aparecida Ribeiro Costa de Oliveira.

Para a professora de matemática Anésia Pereira Costa, a premiação mostra que os desafios que envolvem o pensamento matemático, apesar de serem complexos, podem ser desvendados pelos alunos. “É uma olimpíada que valoriza o aluno que se esforça e leva a sério o estudo, tendo como recompensa as medalhas e menções honrosas. O aluno premiado recebe dinheiro e participa de um curso de iniciação cientifica”, destacou a professora Anésia Pereira Costa, premiada em quase todas as edições da OBMEP.

Nesta edição, os estudantes João Vitor Vieira de Castro, Luis Felipe Santos de Oliveira e Marcos Henrique Barbosa Pereira ficaram com a medalha de ouro, todos da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva. O aluno Rafael Areias Silveira, da mesma escola, ficou com a medalha de prata. Marco Antônio Costa Barros e Otávio José Costa de Oliveira, ambos da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva e Gabriel Augusto dos Santos, da Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça, faturaram a medalha de bronze".

Nossa Opinião!






Na nossa modesta visão, esse é um fato que serve de exemplo a todos, inclusive para as demais escolas participantes e que também revela a grandiosidade da qualidade educacional praticada nessa importante cidade mineira, por ser uma pequena cidade, mas grandiosa em conhecimentos e na qualidade da educação, cujos profissionais se destacam e nos dão um exemplo de como ensinar com competência, empenho e qualidade. Isso demonstra claramente como a educação e o ensino de Matemática por todos que trabalham nessas escolas são levados a sério, e o trabalho é realizado com muita responsabilidade. Portanto, parabenizamos a todos os alunos agraciados, seus pais, professores, diretores e gestores que estão envolvidos nessas premiações pelo grande valor educativo, afetivo e motivacional.

Informamos as demais escolas, aos professores, gestores e dirigentes que também foram agraciados com premiações na Olimpíada de Matemática, ou outros concursos do genero, que se quiserem divulgar as conquistas, projetos, premiações, eventos escolares, entre outros destaques, basta nos enviar uma matéria com todos os dados que vamos nos certificar da veracidade e teremos o maior prazer em publicar com destaque no Blog.  Seria muito oportuno nos enviar as fotos e vídeos do evento, para que a matéria ficasse ainda mais interessante.

Se você gostou do artigo e quiser compartilhar com todos amigos e pares, pode usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do post ou divulgar o endereço dessa matéria aos mesmos.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio.
Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. CUMPRIMENTOS CORDIAIS POR BRILHANTE SUCESSO NAS OLIMPIADAS DE MATEMATICA . RECOMENDO MUITO NOSSA METODOLOGIA SOCIO INDIVIDUALIZANTE .

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156477610925265&set=pcb.10156477620980265&type=3&theater



    ‘‘Toda nação sera infeliz enquanto não eduque a seus filhos’’... e’’ ser cultos é o único modo de ser livres’’.

    “A sala de estudos interdisciplinar do ensino Fundamental ao universitário Professor Paulo Freire, localizada na Escola Estadual Polivalente II, Bairro Getúlio Vargas em Bagé – RS, coordenada pelo professor Constantino de Sousa, apresenta a todos os amantes do saber sua consagrada metodologia de ensino sócio individualizante. ‘‘O ensino é baseado em aulas e discussões informais onde os estudantes se podem auxiliar uns aos outros. Viver e aprender em conjunto é uma parte importante dos estudos, já bem sucedidos em nosso laboratório de ensino. Nosso método de ensino é chamado de ‘‘Aprendizagem Logarítimica’’, significa que se um estudante consegue resolver um problema, explica-o a outro e , depois, estes dois a dois outros, estes quatro a outros quatro, etc. Assim ‘‘N’’ estudantes aprendem a resolver problemas em (logN)’’ na base 2’’ ETAPAS.’’ Recomendo muito interagir no site carta terra, para mim ela e coisa mais importante que foi produzida no século XX. E um grande concenso internacional, com 16 artigos que nos norteiam como seres humanos na nossa morada. Isto deveria orientar tudo e todos, governos e sociedade. A gente deveria aprender a ser médico, engenheiro, motorista, policial, professor, padre, jogador de futebol, tendo como principio de base a carta terra. Ai nos viveríamos num mundo que vale a pena. Desde já conto com apoio dos amigos e qualquer duvida podes solicitar-me. O que é a Carta Terra? http://www.facebook.com/l/oAQE8P_TPAQGIxcOgEqQGSg2X7P4uMojxwF57BQ8v69MN0g/www.cartadaterrabrasil.org A Carta Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de todos... Obs.: Vamos arregaçar as mangas em favor da educação para todos do fundamental a posgraduação, desde já conto com apoio dos amantes do saber para comungar integralmente a pedagogia de Paulo Freire nosso educador imortal.

    Endereço de correspondência postal: Professor Constantino Jose Machado de Sousa

    RUA IBRAIMA VAZ,50 (caixa postal, 126)

    C.E.P. 96415-540 / Bagé / Rio Grande do Sul / Brasil Telefones: (53) 3242 1665 / / 91551466 Email: constantinosousa@uol.com.br

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156477610925265&set=pcb.10156477620980265&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos ao elogio e pela visita ao Blog. Sucesso e continue nos prestigiando.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer