Programa para Porcentagem Online!

Por que usar um programa para aprender porcentagem de forma online?
Todos sabemos que é um assunto relativamente simples e que envolve apenas duas operações básicas da Matemática, ou seja, realizar a multiplicação entre dois valores distintos e a divisão do resultado por 100, mas como vamos ver mais adiante é um conteúdo muito usado em toda nossa vida comercial e em nossas relações cotidianas.

Definição: A porcentagem é um termo que vem do latim em que per centum, significa "por cento", e implica num determinado valor a cada centena. Pode ser entendida também como uma medida de razão com base 100 (cem). Por exemplo: 10% significa 10/100 ou que de cada 100 partes, tomamos 10. Assim, por exemplo 10% de 500 é igual a 50, pois tomamos 5 x 10 = 50. Resumindo para achar o valor resultado de uma porcentagem simplesmente multiplicamos por essa taxa e dividimos o resultado por 100. Então, 10% de 500 é o mesmo que multiplicar 10 por 500 e posteriormente dividir por 100. Assim fica que 10% de 500 = (10 x 500)/100 = 5000/100 = 50.

Aplicamos esse conhecimento em quase todas as outras áreas do conhecimento, notadamente quando vamos ao Banco e pagamos uma taxa sobre determinado valor ou serviço, e assim estamos aplicando muitas vezes uma taxa porcentual. Por exemplo, a taxa do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) no próximo ano de 2017 no estado de São Paulo será de 4% para veículos movidos a gasolina e biocombustíveis sobre o valor de mercado. Os veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, embora combinados, têm uma taxa faixada de 3%. E os veículos pickups de cabine dupla pagam uma taxa de 4% sobre o valor de mercado pela tabela citada abaixo.

Nessas condições, vemos que um determinado veículo que esteja avaliado pela tabela FIPE - Instituto de Pesquisas Econômicas (valor de mercado) em 20.000,00 vai pagar a quantia de 800,00, pois: (20.000 x 4)/100 = 80000/100 = 800,00. 

Para que haja o entendimento de nossos leitores e para fins didáticos resolvemos disponibilizar abaixo um programa, o qual funciona online desde que esteja logado no link dessa postagem, o qual somente vai disponibilizar a resposta correta quando o aluno acertar o cálculo. Então, meus caros leitores, preparem uma lista com muitas porcentagens e bons estudos!


APLICATIVO PARA ESTUDAR SOZINHO E APRENDER PORCENTAGEM!
Observações:
1. Favor usar apenas pontos nas decimais!
2. O programa vai disponibilizar a resposta correta somente se houver acerto!



















Desenvolvido pelo Blog Recordando Matemática


CONCLUSÃO!





No nosso ponto de vista, estudar e aprender porcentagem, além de ser uma matéria que é muito cobrada em provas e testes matemáticos, também é primordial na vida de qualquer pessoa, pois cotidianamente usamos esse conhecimento em nosso dia a dia, seja nas operações financeiras que realizamos ou até mesmo quando pagamos nossos impostos e taxas. Outro exemplo que podemos destacar é quando vamos pagar qualquer boleto bancário e que por qualquer razão sobre ele incide alguma taxa extra por exemplo, de 2% por atraso no pagamento. Nesse caso, se nosso boleto for de 1.000,00, devemos efetuar um simples cálculo, (1.000,00 x 2)/100 = 2.000,00/100 = 20,00. Logo nosso boleto com valor atualizado que deve ser pago será de 1.020,00.

Veja então, que gostar de Matemática e dos números, embora muitos se julguem alheios, certamente pode fazer diferença e não ser enganado pelo comércio, empresas e órgãos até do governo. Por exemplo, saber fazer esse cálculo que acabamos de aprender é de fundamental importância para nunca sermos ludibriados por pessoas e até por empresas desonestas ou simplesmente planejar nosso orçamento de uma forma mais adequada.
Aproveitamos ainda para sugerir a todos que se inteire de nosso artigo que já foi publicado nesse Blog chamado Matemática Financeira e assim, complementar o estudo sobre porcentagem, juros simples e compostos abordado de uma forma simplificada e completa. 

Caro leitor! 
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o post ou sobre a operacionalização do aplicativo, favor deixar seu comentário ao final do texto, que teremos o maior prazer em elucidar sempre no menor prazo possível. 
Seja nosso seguidor e nos ajude no fortalecimento e consolidação desse importante espaço educativo. 
Se gostou do artigo, compartilhe com os amigos! Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer