Programa Gratuito para Estudar e Aprender Trigonometria!

Como Utilizar o Programa Gratuito para Estudar e Aprender Trigonometria?
Estamos continuando com nossa série de divulgações de aplicativos interativos gratuitos para nossos leitores estudarem e aprenderem a Matemática praticando os conteúdos mais interessantes desta disciplina. Nesse artigo, estamos disponibilizando um novo programa gratuitamente que é muito importante para você exercitar seus conhecimentos em trigonometria. Enfatizamos que esse aplicativo é muito simples, intuitivo e prático, possibilitando aos leitores e aos estudantes com noções elementares de Trigonometria, conferirem os resultados do seno, cosseno e tangente de qualquer ângulo, desde que os valores em estudo sejam digitados no formato em pi radianos. 

É um aplicativo que pode e deve ser utilizado pelos professores nas escolas em nível médio de conhecimentos, para complementar a parte teórica que trata da trigonometria, e que é um assunto que normalmente gera muitas dificuldades de entendimento e que, se bem usado, pode e certamente vai ajudar o mediador no aprendizado em sala de aula, ou que até mesmo pode ser considerado como um recurso prático para aqueles que estão se preparando e estudando sozinhos para as provas, testes e concursos em Matemática.

Antes de utilizar desse programa é recomendado ter algum conhecimento básico de trigonometria, e que você pode adquirir pesquisando o tema em livros didáticos do Ensino Médio, ou se preferir, acessando a teoria que trata desse tema, que se encontra publicada nesse Blog, procurando pelo nosso artigo chamado: Funções Trigonometricas: Seno e Cosseno! e se inteirar das definições, propriedades, identidades e demais conhecimentos trigonométricos, como entender o círculo trigonométrico, funções do seno, cosseno, tangente, cotangente, entre outros conhecimentos inerentes.

Somente como instrução e uma breve orientação, informamos que as razões trigonométricas que vamos tratar nesse programa são números reais obtidos num círculo trigonométrico de raio unitário, associados às funções seno, cosseno e tangente, e que nada mais são do que valores reais de cada função citada, considerando o ângulo que podem ser formados em cada ponto desse círculo citado, cujo resultado fica sempre estimado no intervalo real entre -1 e 1. Estes arcos são representados no plano cartesiano, através de funções circulares como: função seno, cosseno, função tangente, etc. Existe detalhes e características de cada função citada, tais como, onde localizamos o valor seno e cosseno nos eixos cartesianos, e ainda em quais intervalos elas assumem valores negativos ou positivos, e ainda entender qual o comportamento dessas funções, quando os ângulos ultrapassarem uma volta completa desse círculo, ou seja quando esses arcos ultrapassarem mais ou menos de 360º (2 pi radianos), entre outros detalhes e que vale muitíssimo a pena o leitor pesquisar e se inteirar.

Após ter passado todo conhecimento teórico, sugerimos aos professores e aos mediadores em Matemática, a utilização desse aplicativo que é visto como um recurso adicional de aprendizado e memorização desse conteúdo. O aplicativo deve ser encarado, como uma ferramenta adicional para ajudar os alunos a se exercitarem, aprendendo com o uso da tecnologia no qual eles estão muito familiarizados atualmente.

Cabe informar que o programa funciona sempre no modo online e em qualquer computador, celular, smartphone ou tablet com acesso à internet, mas que só vai funcionar adequadamente, se você estiver logado no link publicado  por essa postagem, ou se preferir para acessar corretamente o endereço, sugerimos que clique aqui!.  Caso tenham alguma dificuldade operacional de utilização desse aplicativo, favor deixar um recado em forma de comentário, logo abaixo, que teremos o maior prazer em elucidar, respondendo no menor prazo possível.

Ainda, orientamos que os ângulos, como mencionamos acima estão programados para valores em pi radianos, e por isso o professor deve orientar seus alunos, de como devem fazer para transformar graus em pi radianos antecipadamente. Por exemplo: 180º = 1 pi radianos, 90º = 0.5 pi radianos, etc.  Para isso, basta fazer o cálculo por uma regra de três simples e assim vão conhecer o valor em pi radianos de todos os ângulos, a serem usados nesse aplicativo. Isso fica sugerido como tarefa adicional de aprendizado ou de revisão que é muito oportuna nesse nível de conhecimento.

Então, após todas instruções e conhecimentos iniciais necessários, sugerimos aos professores, que elaborem uma lista com vários problemas e exercícios, utilizando-se dos ângulos a serem estudados, sugerindo ao mestre dividir os alunos em grupos pequenos de estudo, posteriormente ligando os computadores da sala de tecnologia, ou até mesmo os celulares e demais aplicativos com acesso à rede internet e bons estudos! 
Nota: Se for utilizar o smartphone ou celular, certifique-se das regras da escola para não causar conflitos com a direção da instituição escolar, inclusive buscando autorização para essa finalidade. 



ESTUDANDO TRIGONOMETRIA!........ (Observação: Use ponto nas decimais...)









Favor considerar o resultado da tangente dos ângulos (0.5pi, 1.5pi, 2.5pi, ...) como inexistentes!







Desenvolvido pelo Blog Recordando Matemática


CONCLUSÃO!





Gostaríamos de saber a sua opinião sobre a utilização dos aplicativos que estamos disponibilizando gratuitamente para complementar o aprendizado de vários conteúdos matemáticos para que possamos avaliar esse projeto. Para sua orientação, informamos que vão encontrar já publicados no Blog programas para estudar a tabuada, outro sobre potenciação, um que se destina para calcular o IMC, entre outros e que todos foram desenvolvidos de modo interativo, numa linguagem fácil de utilização e de operacionalidade.

Acreditamos que esse aplicativo pode ser útil, pois sabemos que a trigonometria sempre foi um tema temido pelos alunos, pelas dificuldades de assimilação e aprendizado. Não temos a menor dúvida de que esse aplicativo vai ajudar muito os estudantes mesmo no auto-aprendizado ou na revisão desse assunto, que pretende ser um recurso interessante de uso nas escolas pelos professores e até mesmo como um presente que repassamos a todos leitores que sempre vem acompanhando nosso trabalho frente a este site.

Aproveito também para pedir aos leitores que nos ajudem na divulgação de nossos artigos, compartilhando com seus amigos e pares, e assim fazendo circular todo conhecimento disponível nesse espaço educativo. Para isso, sugerimos utilizar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do artigo, ou mesmo divulgando nosso endereço a todos que buscam o saber e aprendizado escolar. 

Importante: Se quiser apoiar e nos seguir, certamente vão nos ajudar na consolidação e fortalecimento desse importante espaço educativo e como cortesia, ainda vão receber sempre gratuitamente todos nossos artigos na comodidade de sua casa.
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer