A Matemática do Futuro!

Como será a Matemática do Futuro?
É muito difícil prever o futuro e afirmar o que acontecerá nos próximos anos com a matemática e suas possíveis descobertas, mas ela continuará evoluindo e se expandindo, principalmente com o apoio das novas tecnologias e do computador. Pensando bem, grande parte de tudo que conhecemos e estudamos dessa ciência, ainda está baseado em descobertas ocorridas no passado e nos avanços científicos pesquisados em épocas remotas, tais como por exemplo o sistema decimal, sistema sexagesimal babilônico para uso na marcação das horas, minutos, etc., a escrita usando os números romanos, a geometria plana ou euclidiana baseada nos postulados de Euclides, etc. Na verdade houve muitos avanços importantes nas descobertas científicas, principalmente com o grande físico e matemático alemão Albert Einstein com a famosa teoria da relatividade e o estudo das energias, que já foi alguns dos temas tratados aqui em nosso site, e que recomendamos a leitura. 

Todo conhecimento antigo sobre o sistema decimal, foram baseados nos dez dedos das mãos; o método de multiplicação e da divisão; a descoberta dos números binários; as frações e sólidos como a pirâmide revolucionaram e nos levaram indiscutivelmente a uma grande evolução até aqui. Não temos a menor dúvida de que foi um grande feito quando descobrimos o caminho para contar o tempo atualmente, utilizando-se sessenta segundos em um minuto e sessenta minutos em uma hora que está baseado em um sistema babilônico, e que nos mostrou como os babilônios utilizavam as equações de segundo grau para medir suas terras. 

Em 1900, o matemático francês David Hilbert identificou os mais importantes enigmas que não tinham sido resolvidos e que desafiavam os matemáticos, definindo o roteiro de pesquisas para a Matemática no século XX, sendo que 15 dos 23 problemas já foram pelo menos parcialmente resolvidos. Os restantes continuam dando trabalho a quem persegue e quer encontrar uma resposta. Alguns grandes nomes da Matemática, como Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras, a quem é creditado a transformação da Matemática a partir de uma ferramenta de contar nos deram contribuições importantes para o desenvolvimento de tudo que conhecemos nesse vasto campo do conhecimento. No entanto, Pitágoras foi visto como uma figura controversa, com ensinamentos considerados suspeitos e cujos seguidores foram vistos como membros de uma seita bizarra, mas o seu trabalho inovador sobre as propriedades dos triângulos retângulos revolucionou e até hoje produz evoluções importantes para a Matemática. Pitágoras também desenvolveu outra teoria importante, depois de observar as propriedades dos instrumentos musicais: ele descobriu que os intervalos entre as notas musicais harmoniosas são sempre em proporções de números inteiros para o outro. Então, vemos que a observação sempre esteve presente nas descobertas dos cientistas do passado, os quais contavam com poucos recursos tecnológicos de apoio as suas pesquisas. 

Atualmente, temos novos desafios a vencer, seja na matemática, assim como nas demais áreas do conhecimento, mas contamos com o grande apoio do computador, que vem revolucionando a Matemática, ao permitir cálculos ultrarrápidos e ao ajudar os pesquisadores matemáticos a encontrar respostas ou soluções para muitos problemas, mas que também pode nos levar a muita confusão de entendimento, pois simplesmente provar, sem entender como são feitos os cálculos e os métodos usados, ainda é uma questão que perturba os matemáticos. Muitos pesquisadores ligados ao uso do computador e dos sistemas, ainda se preocupam muito com o que poderia acontecer a todos nós no caso do uso indevido de sistemas cibernéticos, assim como das guerras de vírus ou mesmo do caos que o mundo poderia mergulhar nas panes dos sistemas informatizados no futuro. 

No entanto precisamos evoluir, descobrir novos planetas, assim como dominar toda essa tecnologia disponível, para conhecermos todo misterioso universo e encontrar soluções para melhorar e salvar nosso planeta. A todo momento surgem novos desafios, os vírus se multiplicam e são descobertos a todo momento, novas doenças estão surgindo desafiando nossa inteligência e tudo isso exige evolução e novos estudos, com o uso de novas descobertas para que possamos viver mais harmonicamente. Grande parte desses problemas são causados por nós mesmos, promovendo queimadas, poluindo o meio ambiente com o lixo tóxico ou mesmo com descarte de materiais impróprios e inadequados, ou pelo descontrole e pela falta de educação com a natureza e com todo ecossistema que faz o equilíbrio de nosso Universo.   

CONCLUSÃO!





De acordo com importante revista científica, graças ao apoio do computador nas pesquisas científicas, foi descoberta a primeira bactéria a viver exclusivamente graças a um código genético sintetizado pelo homem e que começou a se multiplicar em um laboratório americano chamado Instituto J. Craig Venter (JCVI). Principalmente na área da genética, estão ocorrendo avanços significativos, por exemplo, já criamos também em laboratório, o DNA sintético que pode criar uma vida artificial. Entretanto, temos visto também antagonicamente muito retrocesso, tais como o uso de armas de  destruição em massa, usando energias destrutivas que devastam os animais e a natureza, poluindo e causando enormes desequilíbrios significativos no ecossistema.
Podemos acompanhar pela história que nos últimos cinco mil anos surgiram várias civilizações novas e muitas delas já foram extintas. Portanto seria uma pretensão e até uma arrogância enorme achar que somos imunes à autodestruição. Se continuarmos a tratar a natureza da forma como estamos fazendo até hoje, fatalmente o resultado será desastroso para todos, principalmente para a vida humana. Para mudarmos esse cenário, o único fator relevante de intervenção é a educação. Temos que evoluir não só na matemática, mas principalmente na educação das pessoas, para que possam cuidar melhor da fauna, da natureza, dos nossos rios e mares, deixando de lado a ganância pelo dinheiro, pois quando não tivermos mais nada, a única coisa que sabemos é que não vamos comer "moeda e dinheiro". Se você observar atentamente, verá que muitos inventos e descobertas da Matemática que ocorreram em épocas passadas, foram usadas infelizmente para destruição, como no caso do descobrimento da energia nuclear que fora usado para produzir a tão temida bomba atômica e do avião como importante meio de transporte e que foi usado de forma adversa para a guerra. Hoje alguns países se preocupam em produzir armas, cada vez mais potentes, não para preservar a vida e sim para destruição em massa. Como nosso site atualmente vem ultrapassando as fronteiras do Brasil, quem sabe esse artigo possa de alguma forma sensibilizar esses pseudos líderes mundiais. Desculpe o desabafo.

Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos para que esse conhecimentos não fique paralisado. Divulgue também nosso endereço aos mesmos.
Aproveitamos também para sugerir ao leitor que participe de nosso Blog se cadastrando como seguidor e assim além de nos ajudar no fortalecimento do site, ainda vai receber gratuitamente em sua casa, todos nossos artigos.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. Nós devemos sim construir cada vez melhor a inteligência humana; no entanto, nós temos de ter cuidado com o discursinho sem-vergonha dos burocratas da conhecida organização internacional que tanto mal tem impingido contra a HUMANIDADE, principalmente, de chamado "politicamente correto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querido amigo e leitor!
      Agradeço imensamente a você e a todos pela visita e por seu oportuno comentário. Realmente temos que usar a inteligência para promover benefícios a todos, por exemplo, pesquisando a cura de doenças, descobrindo combustíveis mais limpos, usando menos agrotóxicos nos produtos, etc. Mas, infelizmente muitos só pensam no dinheiro e assim usam seus conhecimentos para promover muitos males a todos. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer