Sagan e o Cosmos

Carl Sagan, um Apaixonado pelo Cosmos!
Ele foi considerado por muitos como o maior astrônomo do mundo e o maior divulgador científico do século XX e ainda nos deixou uma vastíssima obra, recheada de ensinamentos, mistérios e segredos acerca do Universo. Estamos falando do cientista e astrônomo americano Carl Edward Sagan que também era astrofísico, biólogo, cosmólogo, escritor e divulgador e que morreu no ano de 1996, buscando descobrir se existe vida fora do planeta Terra, inclusive ansioso em conhecer os detalhes do nosso Universo. Sagan nos deixou mais de 600 publicações científicas, e também é autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica, fora seus vídeos da série Cosmos que despertou o interesse pela astronomia em muitas crianças, jovens e adultos. Suas explicações simples revelava a expectativa das descobertas da ciência, sempre narradas com encantamento e magia, e que comovia dos mais leigos aos mais especialistas da área. 
Tinha uma maestria com as palavras e uma oratória implacável, que emocionavam aos milhões de espectadores, transformando a ciência numa verdadeira obra de encantamento, pela beleza e magia que usava em suas argumentações. Falava em tom emocionado e numa linguagem simples que se fazia entender por todos, e assim ganhou a simpatia que fizeram dele o maior conhecedor das leis da física e profundo conhecedor em astronomia. Suas pesquisas sobre o sistema solar continham mistérios e a sua busca pela vida e inteligência extraterrestre, emocionaram os milhares de fãs que assistiram seus vídeos. Não tenho dúvida de que sua obra, que conhecemos através de seus numerosos livros e de sua série Cosmos, inspiraram uma enorme quantidade de pessoas ao redor de todo o planeta, para divulgar, ensinar, estudar e gostar de conhecer e fazer ciência.








Apaixonado pelas estrelas, vivia adorando os planetas e astros, dizendo ele que passou a infância observando as estrelas, e a vida adulta estudando-as em seu centro de pesquisas na NASA. No ano de 1960 concluiu seu doutorado em astronomia e astrofísica, e até o ano de sua morte em 1996, Carl nos ensinou coisas maravilhosas, que não ficaram somente restritas ao campo científico, mas que ficaram também como verdadeiras lições humanas, de como conviver em paz e prosperar de forma agradável e otimista em uma civilização que ele considerava já naquela época, altamente desenvolvida tecnologicamente.

Amava a natureza e era um defensor ferrenho do nosso planeta, nos deixando muitas lições e ensinamentos que continham todo o amor e carinho com a fauna e os cuidados com a natureza, zelando pela paz de todos os humanos e demais animais. Sagan também adotava um tom poético e filosófico nos assuntos que discutia, tornando suas reflexões ao mesmo tempo belas e que poderiam também ser dotadas de elementos capazes de despertar uma consciência humanista nas pessoas.

Dizia ele em uma de suas mais expressivas frases que na verdade: “somos todos poeira de estrelas” para expressar talvez nossa pequenez diante do infinito universo. Sua convicção era de que somos feitos de poeira de estrelas sistematicamente organizada para formar seres dotados de consciência, então podemos dizer que somos o universo pensando sobre si próprio. A abordagem se insere na convicção de que nós, humanos, não somos tão diferentes assim da realidade física que nos cerca, e de que interagimos com ela constantemente, e que assim estamos apenas começando a entender. Em outras palavras, você e o cosmos estão intimamente conectados e certamente foram constituídos da mesma matéria presente no cosmos. E, por isso afirmava categoricamente que somos filhos tanto do céu, quanto da terra.

Ele era apaixonado pelas crianças e nos deixou essa impressão, quando afirmou que: "Toda criança começa desde cedo, como uma cientista nata, e depois nós com nossa estupidez arrancamos isso delas". Afirmava ele também que entre as características que ele valorizava em um cientista e em qualquer outra pessoa estão a curiosidade e a imaginação, traços típicos que estão presentes nas crianças. Para o astrônomo, pensar cientificamente era algo como interrogar de forma metódica diversos aspectos da natureza, o que não deixa de ser uma forma de curiosidade aplicada. A respeito da imaginação, ele acreditava ser um dos motores fundamentais do conhecimento humano.

Ainda, sabemos que Sagan era extremamente zeloso pelo universo e por isso possuía um profundo senso de reverência com relação à vida e ao ser humano. Ele acreditava que estar vivo e ter uma consciência era não apenas um privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Deixou bem claro que, nossa espécie atingiu um ponto crítico de sua história, no qual tem o próprio destino nas mãos. Hoje temos todo o conhecimento e bagagem evolutiva e também necessária, as quais acumulamos nestes poucos milênios e que podem ser usados de forma para engrandecer nossa civilização,ou então destruí-la por completo, isso se insistirmos nos erros do passado. Assim, certamente ele queria nos dizer que se continuarmos a agir com irresponsabilidade, arrogância e ganância, da forma como estamos fazendo até nossos dias atuais, a natureza será completamente degradada e que ela nos responde com suas forças e uma vez desequilibrada, ficará muito difícil seu controle e talvez, algum dia no futuro, isso poderia nos destruir porque estamos vendo muitos sinais de que ela já não suporta mais tanta agressividade e destruição, respondendo com o aquecimento gradual de nosso planeta, provocando o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos mares, entre outros sinais que não estamos querendo visualizar. 

NOSSA OPINIÃO!

Tenho muita saudade daqueles bons tempos, quando assistíamos boas séries e programas educativos em horário nobre pela televisão aberta no Brasil. E, o programa Cosmos de Carl Sagan foi um dos que mais cativou admiradores e seguidores, e temos certeza de que motivou muitos estudantes para esse importante ramo de estudos e da astronomia. Hoje as coisas mudaram negativamente, a televisão mostra programas e novelas que muitas vezes incentivam o desrespeito, a prostituição, carecendo de programas educativos que poderiam educar nossos jovens e crianças. Certamente não veremos programas educativos nessas mídias, pois isso foi numa época época em que escola púbica e os professores eram respeitados em nosso país. E, a consequência é muita propaganda enganosa, inclusive com pseudo incentivos à educação, e assim vemos a educação brasileira mergulhada numa profunda crise de qualidade. 

Não tenho a menor dúvida de que Carl Sagan nos deixou grandes ensinamentos e uma vasta obra recheada de mistério, atenção, amor e carinho que ele tinha para com o nosso planeta e pelo universo, e que ele morreu acreditando na existência de vida fora da Terra.  Quem sabe algum dia, vamos ter a resposta que ele tanto sonhara, pois rotineiramente são descobertos novos planetas e galáxias, com novos sistemas semelhantes ao sistema solar, sendo que em alguns planetas já foram detectados a presença de água, energia e outros elementos indispensáveis à vida, e provavelmente possa existir vida, mesmo de forma diferente da que conhecemos na Terra. Outro alerta que ele nos deixou, foi para cuidarmos melhor do nosso planeta, evitando e diminuindo gradativamente a poluição e a destruição das florestas e de nossa fauna, por razões que todos já sabemos.  
Cabe aos lideres mundiais e a todos nós, entender e acatar suas lições e zelarem pela saúde do nosso planeta, mas que infelizmente agoniza com a poluição desenfreada e pela arrogância e ignorância de muitos oportunistas que pensam somente nos seus próprios umbigos.

Se você gostou do artigo, pedimos que compartilhe com os amigos e pares para que esse conhecimento não fique paralisado. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou divulgar nosso endereço aos mesmos.
Participe do site, cadastrando-se gratuitamente como seguidor(a) ou deixando um comentário com suas impressões sobre o artigo.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer