O Fim da Humanidade!

Conheça Tudo que Poderia por Fim e Destruir a Humanidade!
Não é de hoje que estamos tomando conhecimento de notícias e fatos relacionados com o fim da humanidade, principalmente envolvendo a colisão da Terra com asteroides e outros vilões cósmicos, tais como os asteroides 2011-AG05 e 2012-DA14 em que o primeiro causa medo por ser de tamanho relativamente grande, medindo 140 metros de diâmetro, enquanto que o segundo estaria se aproximando gradativamente e que poderia passar assustadoramente muito perto de nosso planeta. Evidentemente que são fatos que tem um baixo risco de ocorrer, mas que merecem considerações, estudos e pesquisas. Por outro lado, existem outros acontecimentos mais evidentes que todos estão assistindo indignados, pois esses riscos poderiam ser evitados e o mais intrigante é que eles estão sendo plantados pelas próprias mãos humanas. Algumas nações e seus líderes ainda não perceberam efetivamente ou não querem enxergar que estamos correndo um risco enorme de extinção ocasionados principalmente por hábitos inadequados e nada saudáveis das populações ou pela ostentação, arrogância e uma demonstração irresponsável de força e poder por parte de nações e países que se dizem "civilizados". Segundo a frase e um pensamento expressado pelo escritor e líder religioso Paiva Neto, "a destruição da natureza é a extinção da raça humana". Citamos também outra frase do físico britânico Stephen Hawking, que afirmou em recente entrevista ao jornal espanhol El País que a sobrevivência da raça humana "vai depender da capacidade de encontrarmos novos lugares do Universo". Talvez esses líderes ignorantes e arrogantes achem que podemos viver saudavelmente sem a natureza ou que possamos encontrar abrigo facilmente em outros planetas que tenham condições para abrigar a vida humana. Mesmo que isso seja possível, sabemos que a mãe Terra se tornou habitável após profundas transformações climáticas e isso dependeu da evolução das espécies que durou uma infinidade de anos até chegar aos nossos dias. É quase uma utopia afirmar que poderíamos embarcar numa nave espacial e construir a vida em qualquer outro planeta, mesmo que habitável.

Outro fato que tem causado preocupação é o uso da inteligência artificial para fins bélicos. Muitos pesquisadores afirmam que a inteligência artificial poderia até dominar o homem no futuro. Hawking também diz que a corrida dos governos para desenvolver armas baseadas na inteligência artificial está preocupando a todos, colocando a humanidade num risco eminente de destruição sem precedentes. Segundo esse renomado físico, esses líderes em vez de estarem focando tecnologias que sejam benéficas para a humanidade, eles parecem estar mais interessados em criar aviões e armamentos inteligentes para ostentar poder e supremacia. Veja que são indagações e questionamentos sobre a vida humana que poderão ou não levar a extinção da humanidade. Reafirmamos que são atitudes egoístas, insensatas tomadas por ignorância e desrespeito total pela vida.

Alguns afirmam que a inteligência artificial que já está presente em nosso cotidiano, seja nas instituições financeiras substituindo o trabalho de muitos funcionários, nas empresas de tecnologia, entre outras e que poderia nos destruir porque muitos acreditam que o homem vem produzindo robôs e máquinas cibernéticas, cada vez mais independentes e inteligentes que poderiam no futuro superar a inteligência humana. Certamente que isso é um exagero pois toda essa tecnologia foi desenvolvida para realizar atividades rotineiras e auxiliar o homem em tarefas mais arriscadas, cansativas e repetitivas que o homem não quer realizar, por envolver riscos e trabalho cansativo que poderia causar problemas psicológicos e físicos.

O que podemos esperar quando não existir mais a natureza!
Sabemos que a destruição da natureza é um fato muito mais sério do que pensamos, e que está relacionada com hábitos inadequados que o homem vem introduzindo em seu cotidiano, e que também poderia levar a extinção da vida na terra. Sabe-se que existe uma crise de abastecimento de água doce em muitas cidades no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil por falta de chuvas regulares e isso pode ser agravado, talvez pelas anormalidades verificadas com o clima mundial. Mas, existem muitas outros fatos e circunstâncias, como uma grande guerra nuclear, associada com o uso de poderosas armas nucleares, como da bomba de hidrogênio que poderia por fim a vida no planeta. Sabe-se que essas poderosas armas nucleares, entre outras já citadas, poderiam causar maremotos, terremotos e tsunamis de altas intensidades com consequências desastrosas para a vida em nosso planeta.

Outro fator que preocupa é o aumento da temperatura e o aquecimento global
Sabemos que ao longo de muitas décadas e centenários vem ocorrendo mudanças no clima, o qual está ficando mais quente de ano e ano, e isso não é nada bom porque fatalmente afeta o equilíbrio da natureza. Estudos afirmam que nos últimos 5 anos, a poluição do ar teve um aumento de 8% e se a população mundial continuar crescendo no mesmo ritmo atual, a tendência é o agravamento do aquecimento do planeta.  Certamente, e não é nenhuma novidade que já está ocorrendo o derretimento das geleiras nos polos e isso, a longo prazo, com temperaturas mais elevadas, pode se agravar e até elevar o nível dos mares e em consequência introduzir grande quantidade de água líquida que poderia inundar principalmente as cidades próximas aos mares, oceanos e em casos extremos, até destruir a natureza completamente.





Outro problema que enfrentamos são os gases tóxicos produzidos pelos carros e outras máquinas com a queima de combustíveis fósseis, assim como pelas queimadas criminosas das florestas que vem acelerando o efeito estufa, destruindo ou afetando a camada de ozônio e como todos sabem ela funciona como um filtro solar perfeito, não deixando que os raios u.v. emanados pelo Sol cheguem com intensidade elevada até nós. Além do que essa anormalidade ainda também poderia provocar o aquecimento dos mares e do planeta. Estes gases despejados todos os dias na atmosfera do planeta (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas, e consequentemente fazendo emergir o surgimento e o crescimento dos desertos.

Outro fator que merece destaque e que poderia por fim na vida humana se refere a questões de saúde, pois surgem novas doenças a cada momento, algumas delas incuráveis, assistimos ao surgimento de novos vírus que estão ficando cada vez mais resistentes aos antibióticos e aos medicamentos que dispomos, as pandemias estão se tornando mais frequentes e tudo isso evidentemente causa preocupação, mas certamente serão superadas pela inteligência humana.

Os governantes, os muitos líderes mundiais e autores de políticas públicas deveriam ficar mais atentos a todas essas mudanças climáticas, ocasionadas principalmente pelo aquecimento global e pela exposição do planeta às poluições de todos os tipos e que nos expõe a todos esses riscos já mencionados, tomando medidas para amenizar essas anormalidade que podem contribuir para o fim da vida em nosso planeta.

CONCLUSÃO!
Na nossa humilde visão, o planeta e a natureza vem sendo agredidos pelas mãos do homem, cada vez mais acentuadamente, e ela responde com as armas que tem, em forma de aquecimento global, aumentando gradativamente a temperatura ambiente e isso causa muitos fenômenos naturais que todos vemos nos noticiários, tais como: tempestades e enchentes, vendavais, tufões, ciclones, maremotos e até tsunamis, entre outros. Será que o homem ainda não percebeu ou não quer enxergar que tudo isso é provocado por ele mesmo, por desrespeitar o meio ambiente, promovendo queimadas e corte de árvores e florestas, e despejar nos rios, nos oceanos, toneladas de entulhos e materiais poluentes de todas espécies. Em busca do dinheiro fácil, muitas empresas, países e até algumas pessoas inescrupulosas promovem o desmatamento e destroem florestas, fazem manobras arriscadas com poderosas armas nucleares, causando insegurança ao planeta e colaborando para agravar ainda mais o desequilíbrio do clima na Terra e, em consequência estimulando o aquecimento global.
A arma mais poderosa que temos é a educação de todas as pessoas, principalmente das crianças e jovens em todo o mundo, conscientizando-as da importância em preservar, cuidar e zelar para que não ocorra a poluição dos rios, mares, e evitarmos evidentemente as queimadas e o desmatamento de florestas e a destruição da flora e fauna em todos os recantos do planeta.

Como esse canal educativo vem atravessando fronteiras e chega até milhares de leitores em todo o mundo, espera-se que esse texto, quem sabe chegue até muitos de nossos líderes mundiais, para que eles possam avaliar, enxergar e se conscientizarem desses problemas e promoverem ações zelando para minimizar essas distorções citadas, antes que ocorra o pior ou que seja tarde demais.

Se gostou do artigo, compartilhe usando o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do post, para que ele atinga o maior número de pessoas ou indique o link do artigo a todos seus amigos e pares.  

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer