Como Aprender Matemática Sozinho?

Será que é possível aprender matemática estudando sozinho?
Muitas pessoas gostam de estudar sozinhas e aprendem diversas coisas de interesse delas, pesquisando em livros e blogues educativos, vendo vídeos em sites especializados, ou mesmo estudando por apostilas, etc. Sei que muitos estudantes sempre tiveram enormes dificuldades em aprender matemática, especificamente quando estiveram frequentando uma sala de aula. E, talvez por isso muitos deles odiavam essa matéria por diversas razões, entre elas, segundo eles, por ser considerada muito abstrata e cheia de fórmulas para decorar e para serem aplicadas sem maiores questionamentos aos exercícios e problemas propostos. Essa postura equivocada de ensinar foi adotada em muitas escolas e o resultado todos nós já temos conhecimento, são alunos que chegam ao ensino médio e se formam e não têm o conhecimento mínimo desejável desta importante disciplina escolar. 
No entanto, quando alguns alunos que não tinham facilidade com os números saíram da escola, e por inúmeras razões se viram diante de dificuldades com esse conteúdo escolar, conseguiram superar as dificuldades e obtiveram sucesso no aprendizado. Geralmente isso se dá quando eles ingressam no ensino superior ou para se inserirem no mercado profissional, ocasião em que eles começam a estudar sozinhos e é quando surgem algumas dificuldades nesse tipo de aprendizado que devem ser superadas ao longo desse processo de aprendizado. Então, a principal dica para aqueles que querem estudar e aprender sozinho é primeiramente descobrir aqueles conteúdos que não foram aprendidos e a grande maioria tem enormes dificuldades no conhecimento básico dos conteúdos dessa disciplina. São alguns conceitos simples, tais como operar com frações, decimais, potenciação, exponenciação, encontrar o MMC (mínimo múltiplo comum), usar corretamente a regra de sinais, contas de dividir, raiz quadrada, etc.  E, nesse caso temos que voltar aos conteúdos do ensino fundamental que não foram devidamente assimilados, e estudá-los exaustivamente realizando exercícios, solucionando problemas, ..., para superar tais deficiências. Aprender sem um professor exige empenho, dedicação, superação e disciplina. Pode parecer um tanto estranho, mas você conhece aquele velho ditado popular que diz: ”As vezes é necessário dar um passo atrás, para depois dar dois a frente” pois isso é uma grande verdade e é válido quando quisermos fazer alguma coisa que temos dificuldades evidentes. 
Para lhe ajudar em seus estudos e numa possível revisão dos conteúdos básicos em matemática, informamos que em nosso site existem centenas de artigos para elucidar esses conteúdos mencionados. Basta fazer uma pesquisa e acessá-los tudo de forma gratuita, sendo que se precisar de ajuda pode deixar comentários que teremos o maior prazer em ajudar. 






Então, pegue aqueles bons livros atualizados, ou até mesmo os antigos de matemática da 5ª, 6ª e da 7ª série que você possivelmente guardou ou empreste-os de uma biblioteca e comece seus estudos, sempre focando naqueles conteúdos básicos com maiores dificuldades. Comece revendo cada um deles, revisando todos os tópicos, indo do início ao fim, estudando e vendo as explicações, capítulo por capítulo e o mais importante, resolvendo todos os exercícios propostos. Aprender matemática é fácil, mas devemos nos exercitar e resolver os exercícios e problemas propostos. Se tiver dificuldade procure ajuda com amigos mais experientes ou até com algum professor de matemática que conheça.

Entenda que o primeiro passo que você precisa dar para entender e aprender matemática é voltar alguns anos para revisar os assuntos que você já estudou e que possivelmente não aprendeu de forma satisfatória e estudá-los novamente e agora mais profundamente.

Comparamos o aprendizado de Matemática com a construção de um prédio com vários andares, ou seja, primeiramente devemos fazer o alicerce para depois ir construindo as paredes, até chegar aos demais andares e finalmente fazer o telhado. Ninguém constrói um prédio começando pelo telhado e assim simbolicamente se dá na matemática, devemos aprender o básico, para em seguida ir aprendendo novos conteúdos, até chegarmos ao ensino superior. Se quisermos aprender por exemplo, o comportamento da equação quadrática, sem sabermos o que é uma equação, como achar as raízes da equação, etc. dificilmente vamos entender esse assunto de forma completa.

No começo dos estudos, tudo parece complicado, mas após dominar esse aprendizado básico, que pode demorar duas ou mais semanas de dedicação e estudo, posteriormente o aprendizado vai ficando mais rápido, porque a base já foi aprendida completamente. Pense nisso e sucesso em seus estudos.

CONCLUSÃO!
Devemos entender e saber que a matemática, assim como se dá com outros ramos do conhecimento, os conceitos devem ser aprendidos e superados, degrau por degrau, ou seja, primeiramente devemos aprender o básico, e posteriormente irmos assimilando os conceitos mais avanços na escada do conhecimento. Cada degrau ou obstáculo que surge pelo caminho é um desafio a ser superado. Nossa vida é feita de escolhas e desafios e eles somente são vencidos com dedicação, empenho e foco. Todos nós somos inteligentes e podemos aprender tudo aquilo que quisermos, claro que é preciso querermos e focar no processo de aprendizagem. Alguns tem mais facilidade com o ramo das exatas, enquanto que outros aprendem outros ramos, como por exemplo o ramo de ciências humanas com maior agilidade. Isso se dá porque quando gostamos de alguma coisa, a tendência é ter maior prazer em conhecer e estudar os detalhes que levam ao conhecimento. Muitos aprendem mais rapidamente que outros, mas sem muito esforço nada se consegue. Certamente que as pessoas e os alunos são diferentes e aprendem de forma e em tempos diferentes. O que precisamos descobrir é qual a melhor forma para alavancar nosso aprendizado. Alguns por exemplo, aprendem escrevendo, outros lendo silenciosamente varias vezes, alguns outros lendo em voz alta, ... e existe aqueles poucos que bastam apenas visualizar para assimilar. Esses privilegiados são raros e a esmagadora maioria aprende com muito esforço e dedicação. Mas, tudo aquilo que conseguimos com muito esforço certamente é mais valorizado e o gosto de vitória é muito mais profundo e grandioso.

Aproveitamos também para sugerir aos nossos leitores e amigos, um artigo oportuno que traz Dez Dicas para Estudar e Aprender Matemática e garantimos que terão sucesso no aprendizado, mesmo estudando sozinhos no conforto de suas casas.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com os amigos e pares. Para isso, sugerimos usar os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou divulgar nosso endereço aos mesmos.


Aproveite e participe do site, deixando um recado ao final do texto para deixar sua impressão ou sinalizar como esse conhecimento chega até você.
Use esse mesmo artifício para tirar eventuais dúvidas ou mesmo para criticar ou elogiar o blog, que teremos o maior prazer em responder e elucidar, sempre no menor prazo possível.  
Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer