O Contador de Ovelhas e a Matemática!

Contar e relacionar objetos e produtos sempre foi um dos grandes desafios que mais intrigaram quase todos povos antigos, certamente numa época remota em que esses conhecimentos eram tão úteis quanto as calculadoras modernas que hoje conhecemos. Naquela época não existiam os confortos dos conhecimentos numéricos e tecnológicos que hoje dispomos tais como o computador, celular, entre outros equipamentos eletrônicos, que usam sistemas sofisticados de cálculos e autoatendimento personalizado. Acontece que isso foi se desenvolvendo para resolver questões vivenciadas naqueles tempos, como por exemplo o que o pastor deveria fazer para ter a certeza de que todos seus animais retornariam ao conforto de seu aprisco. Então, descobrir alguma forma eficaz para contar seus animais e pertences naquela época era uma solução muito apreciada. Continue lendo e veja como tudo isso foi resolvido por um pastor de ovelhas muito esperto que vale a pena conhecer.

Existem muitos episódios que foram utilizados pelos matemáticos antigos envolvendo a contagem, os números e seu relacionamento com as ovelhas. Estudá-los pode nos levar a compreender como surgiu a contagem e os números, assim como as primeiras operações aritméticas numa época tão distante, em que não existia cadernos, lápis e muito mensos as máquinas calculadoras entre outros meios informatizados de contagem. Vamos dar apenas um exemplo para que nosso leitor possa compreender um pouquinho como se iniciou a contagem e os conhecimentos iniciais da matemática em seus primórdios.







Conta-se que há muito tempo existia um zeloso pastor que começou a utilizar os dedos das mãos para contar suas ovelhas. No início ele possuía poucos animais e suas mãos eram suficientes para contabilizar os animais, mas, com o decorrer do tempo foram nascendo novos animais e como ele só tinha 10 dedos, e mesmo que utilizasse também os dedos dos pés, ainda assim tinha apenas 20 dedos disponíveis para contabilizar seus pertences. Então, precisou descobrir outro método mais eficiente para conseguir contar todos os animais de forma mais satisfatória. Sabe-se que naquela época remota, tanto o pastor citado, quanto os fazendeiros, comerciantes, entre outras pessoas comuns começaram a usar também as pedrinhas, gravetos, marcas em ossos, riscos, desenhos nas paredes das cavernas, nós em cordas, entre outros artifícios para contar seus animais e outros pertences.

Foi então que ele teve uma grande ideia e conseguiu um método muito útil, usando no lugar das mãos, uma grande porção de pedrinhas em um saco. Assim, nosso criativo pastor levantava-se bem cedo e levava o seu rebanho para pastar no campo. Mas, antes ele contava os animais da seguinte forma; para cada ovelha que ele levava ao campo, ele colocava uma pedrinha num saco inicialmente vazio. Assim, se saísse 20 ovelhas teria juntado 20 pedrinhas nesse compartimento. Quando caia a tarde, o pastor retornava do campo para repousar em sua casa em segurança, levando consigo o saco com todas as pedrinhas. Então, ele deixava passar cada ovelha e tirava do saco, uma pedrinha. Cada ovelha correspondia a uma pedra, ou seja, uma ovelha seria igual a uma pedrinha. Esta contagem primitiva com pedras, ficou conhecida como correspondência biunívoca. 
Desse modo, se sobrassem pedrinhas, era porque estaria faltando ovelhas. Foi então que a palavra cálculo surgiu, que em latim quer dizer "contar com pedras".

Assim, posteriormente os sistemas de numeração foram surgindo e evoluindo. Diante dessa evolução, surgiu a necessidade de fazer cálculos mais rápidos, aprofundados e precisos. Por conta dessa necessidade, passou-se a representar a quantidade de objetos por meio de sinais, surgindo então as primeiras operações elementares da matemática que hoje conhecemos como adição, subtração, multiplicação e divisão. Claro que com o decorrer dos tempos, surgiram novas necessidades numéricas e isso fez ocorrer uma normal evolução da matemática, fazendo emergir então, os conjuntos naturais, inteiros, racionais e irracionais e os reais que são conhecidos e que são tão importantes para esse intrigante ramo da ciência exata.

Nossa Opinião! 
Se observarmos atentamente a história da matemática, vamos chegar a conclusão de que a matemática sempre esteve ligada com a resolução de problemas cotidianos, apresentando soluções para as diversas questões que surgem em nosso dia a dia. Foi dessa forma que surgiram as primeiras formas de contar, os números, a lógica e a geometria, até chegar aos conhecimentos mais avançados e expressivos que são agora usados em muitas áreas do conhecimento, tais como a Engenharia, Arquitetura, Medicina, entre outras áreas e com mais objetividade na Informática, assim com maior destaque nos programas dos computadores modernos. Sabemos que os conhecimentos matemáticos são aplicados sempre para solucionar os mais variados problemas de todas ordens, assim como para promover mais conforto, segurança e saúde para toda humanidade. 

Mesmo que muitos não gostem e que julguem a Matemática como uma ciência demasiadamente abstrata, ainda assim esses se beneficiam de suas pesquisas e conhecimentos. Se para resolver os problemas financeiros vamos ao banco e tudo de forma mais rapidamente, certamente utilizamos conceitos importantes dessa ciência exata. Quando ficamos doentes e o médico nos solicita exames sofisticados que podem detectar anormalidades em nosso corpo, também existe aí, claro que de forma oculta, a utilização de conceitos importantes da matemática. Basta pesquisarmos um pouquinho mais e vamos ver quantos conceitos matemáticos estão ligados com os sistemas, com os números e a matemática.

Esperamos que todo esse conhecimento que muito tem evoluído, seja efetivamente usado de forma racional, sempre para trazer equilíbrio e paz aos povos humanos. O lado bom todos já conhecem, como podemos observar nos avanços na comunicação, nos modernos sistemas de transportes e informações, na navegação, aviação, entre outros. Mas, ainda assim devemos ficar atentos a tudo que possa desequilibrar o planeta, descobrindo meios eficientes para proteger, preservar e consertar o que já fora destruído pela nossa própria ignorância.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com todos seus amigos e pares. Para isso, sugerimos o uso dos atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou que divulgue nosso endereço aos mesmos.

Se ficou dúvidas e quiser nosso parecer, deixe seu comentário ao final do texto, que teremos enorme prazer em elucidar.
Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer