Reflexões Sobre a Vida no Espaço!

Será que futuramente poderemos viajar e quem sabe habitar o espaço?
Tudo que envolve a vida e as viagens espaciais sempre despertam nossa curiosidade, e evidentemente aguçam o interesse coletivo. Mesmo após muitos anos que sucedeu o famoso episódio que ficou conhecido como "A Conquista da Lua", ocorrido na década de 1960, e que culminou com a viagem finalmente em 1969, quando o homem pisou na Lua e isso com transmissão ao vivo pela televisão, ainda assim, existe muitas pessoas que até hoje, não acreditam que o homem esteve fisicamente naquele espaço lunar. No entanto depois desse feito, não tivemos maiores avanços envolvendo o homem, em novas conquistas dessa natureza, mas sabemos que existem projetos para retornar a Lua e viajar até Marte, futuramente. Por que é tão importante para a humanidade, dominar e até viajar pelo espaço, se temos tudo que precisamos aqui em nosso planeta? São muitas as reflexões que podemos ter sobre a vida no espaço, mas quase todas elas, muitas vezes ficam sem uma resposta satisfatória. Mas, temos certeza de que algum dia vamos poder viajar e conhecer o espaço, explorando suas leis e desafiando os limites da física. Se isso já desperta nossa curiosidade, imagine a possibilidade de futuramente poder morar em algum planeta de alguma galáxia distante daqui. Continue lendo e tire suas conclusões, pois muitos cientistas e especialistas sérios e de grande expressão já acenam com essa possibilidade futura.

Sabe-se que em 2018 já estão programadas as primeiras viagens de "bate e volta" até a lua e que, inclusive conta com dois passageiros que teriam pagos suas passagens, para essa aventura que será realizada pela empresa SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation), com sede nos EUA. No entanto, existe muitas outras empresas, entre elas citamos a Russa chamada Energia afirmou que pretende explorar as viagens espaciais num futuro não muito distante. 

Mas, será possível colonizar o espaço, construindo por exemplo moradias e um novo planeta?
Acreditamos que o maior sonho dos físicos, astrônomos e demais cientistas inter-relacionados seja conquistar, colonizar o espaço e quem sabe até descobrir vida fora da Terra. Mas acontece que isso somente é possível na ficção, pois envolve uma viagem na velocidade da luz, percorrendo o espaço interplanetário, conhecendo as estrelas e quem sabe, viajar deslocando-se por todo o cosmo. No entanto é um grande desafio encontrar meios adequados para conquistar o espaço, ou descobrir planetas que possam reunir condições suficientes para abrigar a vida, e que tenha energia, alimentos, etc. Na visão de muitos isso é um sonho e um projeto distante da realidade atual, pois não temos tecnologia, nem capacidade técnica para nos deslocarmos até esses planetas habitáveis, ou até mesmo colonizar esses lugares cósmicos de uma forma eficaz e segura. Embora seja um projeto muito audacioso, ainda assim existe cientistas e pesquisadores que já trabalham para esse propósito. Como vimos existe empresas e investidores que estão interessados em explorar o turismo espacial, mas daí a conseguir morar em algum local do cosmo ainda é um fato distante. Encontrar novos equipamentos e naves mais equipadas, por exemplo, para maximizar o desempenho, reduzir o consumo de energia, e desenvolvermos novos materiais com essas características inovadoras são algumas soluções que deverão ser implementadas e desenvolvidas pelo homem para essa finalidade.

Muitos dizem que a colonização do espaço pelo homem é uma questão de tempo e uma necessidade primordial para a sobrevivência humana que terá que ser feita no futuro. E, que isso não será nada fácil, frente aos enormes problemas e obstáculos a serem superados, tais como pela radiação excessiva recebida do sol, das grandes oscilações de temperatura, adaptação ao horário adverso de insolação, vencer grandes distâncias espaciais, superar a ausência de gravidade entre os corpos celestes, entre outros obstáculos que surgirão nessa caminhada rumo a conquista espacial.

Em recente manifestação, de certa forma até polêmica, proferida pelo astrofísico britânico Stephen Hawking afirmando que estava profundamente preocupado com a vida em nosso planeta e escreveu enfaticamente o seguinte: "É necessário construir uma base lunar nos próximos 30 anos e colonizar Marte até 2025". Ele afirmou ainda que o futuro da humanidade depende da exploração do espaço na busca de um planeta que possa abrigar a vida humana. Em um de seus pensamentos estratégicos sobre esse fato, ele ainda teria afirmado que: "Tentar se espalhar por aí talvez seja a única estratégia que pode nos salvar de nós mesmos". Segundo ele, os seres humanos precisam buscar outros lugares no espaço para sobreviver e sair da Terra. Certamente ele quis nos dizer que seremos nós mesmos os principais responsáveis pela destruição da vida na Terra, pois com a educação deficiente em níveis mundiais, estamos cavando nossa própria "sepultura" e assim, estamos elevando a temperatura média global, provocando o derretimento das geleiras que já está elevando gradativamente o nível dos mares e oceanos, e ainda mais grave poluindo os rios e a atmosfera que poderá causar a longo prazo a extinção da vida no planeta.







Sabemos que a maioria das pessoas e muitos pesquisadores já estão pensando em construir colônias humanas fora da Terra. E, estudam o planeta Marte ou até mesmo na Lua por serem lugares que estão mais próximos do nosso planeta. Eles argumentam que as primeiras colônias extraterrestres serão construídas em órbita tal como na Estação Espacial Internacional. Dessa forma, segundo pesquisas a NASA e outras agências espaciais consideram seriamente a possibilidade de uma colônia orbital. 
Ainda, conforme estudos avançados, o vácuo espacial permite a captação de grandes quantidades de energia solar, sem os empecilhos refratários da atmosfera terrestre que são extremamente necessários para sustentar esse tipo de colonização pretendida. Embora muitos entusiastas que apoiam a colonização espacial sustentam que não é necessário nenhuma grande descoberta científica para colocar esses projetos em ação, ainda assim serão necessários evidentemente muito desenvolvimento em tecnologia e engenharia para êxito nesse propósito. 

Para que tenhamos condições básicas de sobrevivência é necessário de oxigênio, água, alimentos, gravidade e temperaturas compatíveis para a vida humana. Isso ainda poderia ser obtido através de pequenos sistemas ecológicos fechados que fossem capazes de reciclar esses recursos sem o risco de escassez. No entanto, isso irá exigir muita pesquisa, estudo e muito dinheiro pois sabemos que tanto em Marte quanto na Lua não vamos encontrar as condições ideais necessárias para abrigar a vida em condições normais e teremos que transportar ou fabricar as condições necessárias, como oxigênio, água, plantas, etc. aqui da Terra ou de outros astros que estejam mais próximos. Teríamos, por exemplo que usar muita energia para conseguir derreter o gelo que existe nos polos em Marte e assim conseguir água, deixar o clima propício para a vida, entre outras anormalidades que vão dificultar enormemente esse tipo de projeto sonhado a ser implementado.

Mas, acreditamos que mesmo que encontremos abrigo em outro planeta que supostamente tenha as condições para desenvolver a vida e que consigamos desenvolver as condições e a estrutura necessária e condizente para essa finalidade, ainda assim, se não nos educarmos e nos conscientizarmos de que nossas atitudes e atos estão totalmente equivocados, ou seja estamos destruindo as florestas e a natureza, poluindo o meio ambiente, os rios e despejando no ar todos os dias, toneladas de gases tóxicos, certamente em busca de lucros e de uma pseudo projeção econômica, corremos o risco de incorrermos no mesmo erro no futuro e apenas estaríamos prorrogando a nossa extinção no futuro.

Conclusão!
Na nossa humilde visão, concluímos que não será fácil encontrar um novo planeta habitável semelhante ao nosso e que reúna as condições ideais, tais como ter água abundante, um clima favorável, que seja rico em energia e na produção de alimentos semelhantes com a Terra. Pensamos que seria mais saudável e econômico cuidar melhor da vida do planeta que já temos e que poderíamos transformá-lo no melhor e mais saudável possível, pois temos terras férteis, alimentos em abundância e uma rica fauna e flora. Será que teremos que sentir na pele os efeitos nocivos da destruição total para nos conscientizarmos de que devemos preservar, cuidar melhor da natureza e não poluirmos o planeta para o nosso próprio benefício. 

Pessoas comuns, como eu e você que estamos lendo esse artigo, também podem e devem contribuir para amenizar essa situação calamitosa e deixar para nossos filhos, netos e as futuras gerações, um lugar melhor do que aquele que aqui encontramos. Por exemplo, atitudes bem simples tais como economizar água, reduzir o consumo de energia, reciclar o lixo doméstico, plantar árvores e fazer o reflorestamento, evitar queimadas e denunciar o desmatamento, poderão efetivamente contribuir para amenizar e melhorar as condições de vida e do meio ambiente.

Finalizando, pedimos a todos nossos leitores que compartilhem esse artigo a todos os amigos, para que esse conhecimento chegue e sensibilize o maior número de pessoas. Para isso recomendamos utilizar os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou até mesmo divulgando nosso endereço a todos seus conhecidos.

Como sabemos que nosso site tem ultrapassado as fronteiras do Brasil, temos esperança de que esse texto, de alguma forma também possa chegar aos líderes mundiais e que possa sensibilizá-los, no sentido de preservar, reduzir a poluição global e cuidar melhor do planeta, pois eles hoje têm o poder nas mãos, ou até mesmo que busquem novas estratégias que sejam mais eficazes, buscando formas de prevenir e assim ajudar o planeta a enfrentar e se recuperar a tempo de tais distorções e anormalidades ora verificadas. Se todos compartilharem, temos certeza de que estarão contribuindo de alguma forma para a conscientização e sensibilização desse problema que talvez possa nos atingir futuramente.

Se ficou dúvidas ou quiser deixar apenas seu ponto de vista, pode deixar sua impressão ou pergunta, utilizando o espaço para comentários que teremos o maior prazer em publicar e elucidar, sempre no menor prazo possível.

Sem mais, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer