Os Paradoxos da Educação no Brasil

Atualmente nossa educação passa por profundas transformações, buscando se adequar aos novos tempos, em que a tecnologia tais como o celular, tablets, o computador e outros dispositivos eletrônicos de comunicação, entretenimento e informação ganham destaque nesse cenário cotidiano. Assim, percebemos que nossos gestores educacionais estão mergulhados em vários paradoxos, para indicar quais seriam as melhores soluções para que nosso país possa sair dessa crise de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras. Esses vários paradoxos educativos, muitas vezes mais confundem do que apontam os melhores caminhos, numa tentativa de explicar a baixa qualidade da educação. Será que colocando a culpa no aluno que não aprende porque não presta atenção na aula, que pouco estuda, ou mesmo no professor que não tem competência e treinamento adequado para ensinar, e até na família que não apoia seu filho para se dedicar aos estudos, etc. seriam as razões dessas dificuldades de aprendizagem. Verificamos que nosso governo representado por seus gestores educacionais que deveriam solucionar e apontar os caminhos mais adequados, muitas vezes estão acomodados em seus escritórios luxuosos e confortáveis, ganhando salários expressivos, lá nas grandes cidades, não resolvem essas questões por descaso ou até para se eximir de suas responsabilidades. O que percebemos é que temos uma enorme precariedade tanto em estrutura quanto em material humano em muitas escolas, onde faltam condições mínimas para que ocorra o sucesso de aprendizado, entre outros fatores que vamos detalhar mais a seguir. Vamos fazer um retrospecto e analisar como anda essa relação de aprendizado nas escolas brasileiras. Hoje muitos pais estão receosos e já não acreditam que as escolas possam ensinar seus filhos e buscam novas formas alternativas de ensino, buscando complementar e até ensinar suas crianças em seus lares. No entanto sabemos que esse tipo de ensino não é regulamentado em nosso pais e ainda mais as crianças precisam aprender não só as disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, etc. mas também aprender regras sociais, e se relacionar com seus pares.  

Muitos acreditam que o professor é um poderoso ser supremo que pode tudo, seria um ser dotado de inesgotável força de vontade que deve estar permanente disposto a se superar a todo momento no cumprimento de sua missão. Achamos que ele também tem uma parcela de culpa pela decadência no ensino, mas existe outros problemas que muitos fazem questão de não enxergar. O importante é que cada um reconheça sua parcela de responsabilidade e se supere para que a educação melhore. O que o governo ainda não percebeu, é que os problemas da educação são problemas políticos, sociais e culturais. São vários os fatores que levam o aluno a um déficit de aprendizagem. Entre os quais podemos citar além da falta de estrutura física das escolas, principalmente a pública que não tem equipamentos tais como computadores, lousa digital, bibliotecas, entre outros que poderiam motivar os alunos ao aprendizado. Outro problema é a progressão continuada que é adotado em alguns municípios e estados, o qual estimula a aprovação automática dos alunos, e todos eles sabem que serão promovidos mesmo sem estudar e se esforçar. Então, como a tendência do ser humano é de se acomodar, é normal que a criança e o adolescente, sabendo de antemão que vai ser aprovado, fatalmente não vão se esforçar para aprender. Vemos também que a escola trata a todos de forma iguais, supondo que todos aprendem de forma e em tempos iguais, e isso é uma grande utopia pois somos diferentes, pensamos distintamente e essa postura deveria ser considerada também pelos professores com o apoio da equipe gestora escolar.

Será que tudo está perdido? 
Acreditamos que não, e reconhecemos que em muitas escolas existe bons profissionais que levam a sério a educação e fazem um bom trabalho. Vemos, por exemplo na área da matemática alguns avanços, como o grande feito realizado por Arthur Ávila que foi o ganhador da medalha fields, e que muito nos orgulha por seus méritos, o qual é profundo conhecedor dessa importante área do conhecimento. Reconhecemos que o professor é responsável em entregar para nossa sociedade bons profissionais em todas áreas, pois é a profissão formadora de todas as demais, e se hoje temos bons médicos, advogados eficientes, bancários e gerentes comerciais competentes é porque tiveram em sua vida acadêmica, bons professores quando frequentaram nossas escolas. 

Pensamos que um dos grandes pilares para o engrandecimento e desenvolvimento de nossa nação, passa por entregar a população uma educação mais qualificada, pois assim teremos bons profissionais e cidadãos mais conscientes de suas obrigações e direitos. Queremos ter professores que saibam ensinar, engenheiros que construam pontes e viadutos seguros, médicos que curem todas doenças, como o câncer, a pneumonia, etc, juízes que julguem com retidão e competência, políticos honestos, e assim sucessivamente. Temos certeza de que uma educação de boa qualidade, só vamos conseguir se tivermos uma boa estrutura escolar, com bons professores e profissionais em nosso quadro de educadores, e que sejam treinados e capacitados eficientemente para ensinar e também aprender. 

O que estamos ensinando nas escolas brasileiras?
Essa é uma pergunta que fazemos e que dificilmente podemos entender. Certamente que a escola deve promover o ensino e aprendizagem de todos os conteúdos, envolvendo as várias disciplinas, preparando todos nossos jovens para se inserirem no mercado de trabalho e para desempenharem funções importantes para o crescimento de nosso país.  Mas, infelizmente os alunos saem do ensino médio sem saber somar, alguns nem sabem escrever corretamente, e a grande maioria com pouca ou nenhuma habilidade profissional. Vemos com bons olhos o governo propondo mudanças importantes e significativas no Ensino Médio levando em conta essas distorções citadas. Achamos que a escola deveria ensinar mais do que conteúdos e disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, etc., como saber contar, fazer cálculos básicos, conhecer as normas cultas de linguagem e escrever corretamente, mas também preparar cidadãos para os desafios da vida e saberem fazer escolhas corretamente, resolvendo problemas cotidianos  que vamos enfrentar ao longo de nossa vida..


O fracasso escolar!





Os alunos fracassam em algumas situações de aprendizado por diversas razões, entre as quais podemos citar problemas emocionais e falta de apoio da família, ou até pela falta de estrutura escolar e por profissionais que não estão preparados para essa finalidade educativa. São fatos complexos que interferem na vida escolar e que levam alguns alunos ao fracasso, mas que não devem recair única e inteiramente no que é inerente ao aprendiz. Grande parte dessas dificuldades e incapacidades é devida à própria escola e, podemos afirmar que o número de pessoas com problemas de aprendizagem em uma instituição educativa está relacionado com a qualidade da educação nela oferecida.


Podemos dizer que o fracasso escolar ocorre muito mais pela fragilidade da escola, do que por outros fatores isolados, e que muitas vezes coloca no aluno toda responsabilidade pelo insucesso dessa falha na educação. O fracasso muitas das vezes dá-se devido a educação infantil que o individuo em causa teve. Devemos entender que o aprendizado e o sucesso do aluno é um processo que começa desde que uma criança nasce, seus primeiros professores são os pais, a família, e assim sucessivamente. A escola infantil, básica, superior, etc. todas cumprem um papel importante e colaboram para o sucesso de aprendizado.
As principais causas do fracasso escolar são oriundas, em sua maior parte, dos sistemas de ensino que não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, e levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, considerando como ponto crucial seu modo particular de se relacionar com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar.

CONCLUSÃO!
Podemos dizer que a reforma do ensino médio ora proposta é necessária e importante, mas ela isoladamente pode não ser tão significativa quanto desejamos, pois não estamos focando no alicerce que é a educação infantil e fundamental. Veja que aquele aluno que chega ao ensino médio ou superior sem dominar determinados conteúdos, como saber escrever e contar, ou não ter um conhecimento básico eficiente, dificilmente terá condições de superação e melhorar seu desempenho escolar.

Talvez a escola de hoje ainda não percebeu que sua clientela mudou principalmente influenciada por toda tecnologia que entrega informações e entretenimento o tempo todo, e nossos estudantes valorizam essa nova forma de comunicação. E, isso deveria ser considerado pelos gestores em seus planejamentos futuros, buscando se adequar e se ajustar a esses tempos modernos que hoje estamos mergulhados. Tomemos por exemplo o comércio e as empresas, que buscam colocar seus produtos usando as mídias e a internet para expor e vender mais, pois hoje o celular e o computador são meios eficientes também para as relações comerciais.  

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Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. O PARADOXO É CAUSADO POR UMA POLÍTICA DELIBERADA COM A FINALIDADE DE DESTRUIR O SISTEMA EDUCACIONAL E AS FAMÍLIAS DO BRASIL.

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    Respostas
    1. Bom dia caro leitor e amigo Antônio!
      Primeiramente gostaria de agradecer pela visita e seu oportuno comentário ao nosso modesto Blog.
      Concordamos com seu pensamento, e estamos assistindo uma corrupção desenfreada, principalmente por alguns governantes e políticos que desviam quase todos recursos, sobrando muito pouco para investimentos em saúde e educação. Abraços!

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