Você Conhece os Mistérios dos Números Primos?

Qualquer estudante mais atento já sabe identificar os números primos, ou seja são aqueles números naturais maiores que um e que são divisíveis apenas por ele mesmo e pela unidade. São eles: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97, ... A descoberta dos números primos foi imprescindível na Matemática, pois eles intitulam um princípio central na teoria dos números: o Teorema Fundamental da Aritmética. É claro que posteriormente surgiram os números negativos e essa teoria não fora aplicada pois surgiria quatro divisores e ainda teriam que mudar essa regra. Mas, isso não tem importância, pois os números primos teriam sido estudados antes da descoberta dos números negativos. 
De modo geral, existem muitos mistérios e enigmas matemáticos sobre os números que ainda estão sendo investigados e que aguçam a curiosidade dos pesquisadores, leigos e que muito nos intrigam. 

Quem nunca sonhou em jogar na loteria de números e quem sabe ganhar um valioso prêmio e dessa forma encontrar a tão sonhada independência financeira. Os números estão relacionados com dinheiro, com a matemática, música, com a sorte, representando inclusive o azar e até com a felicidade e são muito estudados mistica e cientificamente. São vários os mistérios que envolvem essa classe de números que recebeu o nome de números primos devido relações bem específicas.

Reafirmamos que os números primos são aqueles que são divisíveis somente por eles mesmos e por 1. E, ainda mais, que não existe nenhum número par (exceto o número 2) que pode ser considerado primo, evidentemente porque todos os pares podem ser divididos por 2. No entanto, 
por exemplo, sabemos que 3 é primo, e que o número 17 também é primo, porque não tem como dividir eles por qualquer outro número além deles mesmos e pela unidade. Sabemos que os números primos são infinitos, mas explicar porque eles também são misteriosos e fascinantes é um fato curioso que desperta o interesse e a curiosidade de muitos matemáticos, e estudiosos como nós, que adoramos os números e suas relações e características inerentes.

Não existe até hoje nenhuma fórmula eficaz que seja capaz de agrupar todos os primos. Tampouco é possível prever quando o próximo primo vai aparecer, às vezes eles estão separados por mais de mil números e às vezes eles estão separados apenas por um número, e esses ficarão conhecidos como números primos gêmeos. Mas, estamos ainda totalmente perdidos, e para nós parece que eles se comportam de modo totalmente aleatório.


Um desses mistérios que envolve a matemática são os números primos e sua relação com a harmônia musical. Sabe-se que um dos maiores problemas da matemática, que culminou, em meados do século XIX, com uma hipótese do alemão Bernhard Riemann; em que era possível haver harmonia entre os números primos, semelhante a uma harmonia musical. Buscar uma solução e uma explicação plausível para esse caso é um trabalho que muitos buscam ao longo de muitos anos. Reafirmamos que os mistérios da Matemática sempre motivaram os simpatizantes, alunos e professores desde os tempos remotos e ainda hoje, sabe-se que existe muito a ser desvendado, quando pensamos e observamos o comportamento dos números, das leis físicas que regem o universo, a vida no espaço, como o surgimento dos buracos negros no espaço, a descoberta de novos planetas a serem explorados, inclusive  outras questões citadas nos diversos paradoxos matemáticos. Esses enigmas e mistérios fazem com que esse nobre campo da ciência floresça e se desenvolva pois quando os pesquisadores e matemáticos em suas pesquisas, na ânsia de solucionar tais problemas, quase sempre acabam descobrindo novos conhecimentos, teorias e conceitos em seus estudos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da ciência de um modo geral. 
Você sabia que existe um mistério intrigante envolvendo os números primos relacionado com a harmonia musical e que passou a ser considerado o maior problema matemático de todos os tempos. Sabe-se que no século XIX, o alemão Bernhard Riemann formulou uma hipótese que diz: "é possível uma harmonia entre esses números primos, à semelhança da harmonia musical". A partir de então, as mentes pensantes mais entusiastas e os estudiosos da matemática começaram procurar uma resposta que desvendasse esse enigma e que parece não ter fim. Atualmente, estipulou-se o prêmio de um milhão de dólares para quem provar essa hipótese.
Desde que Euclides, considerado por muitos um dos maiores matemáticos do mundo e pesquisador de todos os tempos se envolveu em decifrar muitos mistérios dessa nobre ciência, nunca desde aquela época até hoje, ocorreu um envolvimento tão grande e intrigante sobre essa questão específica e que vem ganhando destaque nos meios científicos, notadamente da matemática para ser desvendado ou ser solucionado. 
Muitas vezes observamos que os números notadamente aqueles que são representados por frações como 1/8 (um oitavo) e seus tempos, evidentemente estão relacionados também com a música. São frações estudadas pela matemática, mas que também são números usados na escalas e nas harmônias das músicas representando intervalos, frações de tempos e espaços que são conceitos muito importantes para marcar notas e melodias, e que estão presentes em muitas canções que conhecemos e admiramos. Lá na antiguidade, sabemos que os matemáticos utilizavam razões, médias harmônicas e aritméticas para construir escalas musicais. Atualmente qualquer pessoa que estudar a teoria musical notará facilmente que há uma grande relação entre a música e a matemática, pois é necessário ter o conhecimento de frações até mesmo para solfejar e ter domínio das escalas musicais. 

Pensamos que os números primos e seu comportamento envolvendo a harmônia musical deve ser mais estudado para a evolução e desenvolvimento desses conceitos científicos.

Conclusão!





Na nossa modesta visão, a matemática sempre esteve presente em vários outros ramos do conhecimento, tais como arquitetura, física, engenharia, medicina, inclusive na música, envolvendo conhecimentos específicos.  

Quando falamos em harmônia presente na música, ela se refere aos padrões presentes nas escalas musicais, no estudo dos ritmos, entre outros conceitos inerentes. Os mais variados ritmos musicais conhecidos agradam nossos ouvidos pela harmônia que agregam deixando o ambiente mais festivo e alegre. Sabe-se que o movimento dos ritmos descrevem padrões que se repetem para dar sonoridade e harmônia musical que podem ser melhor estudadas pela matemática. E, isso envolve as frações, os números primos, associados com as séries numéricas, entre outros conhecimentos que vale a pena o leitor pesquisar e se inteirar. Em nosso blog temos outros artigos envolvendo o tema que aconselhamos a leitura e estudo. 

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com todos seus amigos e pares. Para isso, sugerimos que use os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto. Se preferir divulgue nosso endereço aos mesmos para que o conhecimento circule e possa atingir o maior número de pessoas em suas pesquisas e estudos.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou questionamento e ela estiver ao nosso alcance, deixe um comentário que teremos o maior prazer em elucidar.

Sem mais, agradecemos ao leitor pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
    




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer