Mensagem da Humanidade aos Extraterrestres!

Imagens - Wikipédia
Você Conhece a Mensagem da Humanidade aos Extraterrestres?
Em 1972, precisamente no mês de março, a Nasa - National Aeronautics and Space Administration, (agência do governo federal dos Estados Unidos da América), enviou uma missão não tripulada ao espaço, através das naves espaciais Pionner, a qual fora lançada com o propósito de buscar sinais de vida no espaço, dentre outras missões que ela possuía. Hoje, sabemos que ela encontra-se em local desconhecido ou mesmo pode ter sido destruída ou quem sabe, interceptada por outros seres, ainda não identificados por humanos e ainda sem resposta. 
A Nasa foi a responsável pela missão e convidou, naquela ocasião, o cientista Carl Edward Sagan (1934-1996), um americano astrônomo, cientista, divulgador, comunicador de ciência em astronomia e especialista em outras ciências naturais, o qual ficou muito conhecido por suas contribuições para a pesquisa científica da vida extraterrestre, incluindo a demonstração experimental da produção de aminoácidos, a partir de produtos químicos, à base por radiação. Sagan foi responsável pelas primeiras mensagens físicas que foram enviadas para o espaço, deixada no interior destas naves. Para isso, ele idealizou a placa Pioneer com o registro dourado do explorador, assim como as mensagens universais que poderiam ser entendidas por qualquer inteligência extraterrestre que pudessem encontrá-las, ou mesmo pelo próprio homem quem sabe no futuro.

As placas Pioneer são um par de placas de ouro-alumínio anodizado que foram colocadas, como frisamos, a bordo das naves espaciais Pioneer 10 (1972) e Pioneer 11 (1973), com uma mensagem pictórica e que pudesse ser interceptada por qualquer inteligência habitante no universo. As placas mostram as figuras nuas de dois seres humanos, sendo uma do sexo masculino, e outra do feminino, juntamente com vários símbolos que são usados para fornecer informações sobre a nossa origem, conforme você visualiza na figura acima.

Como se deu a viagem da Pionner rumo ao universo?
A Pioneer 10 foi lançada no famoso foguetão de 3 estágios e atingiu a velocidade de 51 850 km/h, necessária para que o seu voo alcançasse o planeta Júpiter. Sua viagem, rumo ao espaço, já após 11 horas, ultrapassou a Lua  e, em apenas 12 semanas, atravessou a órbita de Marte, a cerca de 80 milhões de km distantes de nós. Em Julho de 1972, a Pioneer 10 entrou na cintura de asteroides, uma região, em forma de toro, com cerca de 280 milhões de km de largura e 80 milhões de km de espessura, onde se acumulam muitos asteroides,  com velocidades que podem atingir 72.000 km/h, e cujos tamanhos vão desde partículas de poeira, até bocados de rocha do tamanho do estado americano Alaska. A sonda atravessou esta região, felizmente sem ser danificada.
Acelerando até uma velocidade de 131.000 km/h, a Pioneer 10 alcançou Júpiter em Dezembro de 1973. Foi a primeira a fazer observações diretas e a obter imagens pormenorizadas deste planeta. Também registou as cinturas de radiação  do mesmo, localizou o campo magnético dele e descobriu que Júpiter era predominantemente um planeta líquido. Em 1983, passou a órbita de Plutão, o planeta mais distante do Sol.
Depois da sua aproximação a Júpiter, a Pioneer 10 explorou as regiões mais periféricas do Sistema Solar, estudando ainda o vento solar  e os raios cósmicos. A missão científica da sonda só terminou em Março de 1997. A partir dessa altura, a Pioneer 10 passou a integrar um programa de desenvolvimento de tecnologia de comunicação da NASA. 

Os últimos contatos da sonda Pionner com a Terra!





No último contato recebido, a sonda encontrava-se a 12 mil milhões de km da Terra, ou seja, 82 UA (unidade astronômica) ou 82 vezes a distância Terra-Sol. A esta distância, o sinal de rádio demora mais de 11 horas e 20 minutos para chegar à Terra, viajando à velocidade da luz. Para saber mais sobre Astronomia, planetas, etc., inclusive sobre os cálculos de distâncias entre estrelas, recomendamos acessar nossa matéria chamada: A Astronomia e a Matemática!
Como um primeiro emissário da Terra, foi enviado ao espaço, a bordo desta sonda, uma placa em ouro que descreve a aparência do Homem, a localização da Terra e a data em que a missão foi enviada. A Pioneer 10 continuará a navegar silenciosamente, tal como um navio fantasma, para o espaço interestelar, na direção da estrela  vermelha Aldebarã (o olho da constelação de Touro). Se nada lhe acontecer no caminho, demorará mais de 2 milhões de anos a percorrer os 68 anos-luz  que a separam de Aldebarã.

Mais de 30 anos depois de ter sido lançada, esclarecemos que a sonda Pioneer 10 (NASA) enviou o seu último sinal para a Terra, recebido a 22 de Janeiro de 2003. Segundo, engenheiros da NASA, eles explicaram que a fonte de energia da Pioneer 10, um gerador termonuclear de radio isótopos decaiu e poderá não ter energia suficiente para enviar mais transmissões para a Terra. A última tentativa de contato, realizada pelos humanos, através da NASA se deu em 7 de Fevereiro de 2003, mas não obteve resposta. Os 3 últimos contatos, incluindo o de 22 de Janeiro, foram muito fracos e sem telemetria recebida. A última vez que a Pioneer 10 nos enviou dados de telemetria foi em Abril de 2002. Temos notícias de que a NASA não tem planejados mais tentativas de contato com a Pioneer 10.

Veja alguns trabalhos realizados por Sagan, que foi o responsável pelas placas com as mensagens enviadas ao espaço!

O cientista Carl Edward Sagan já falecido, é dono de um currículo invejável e publicou mais de 600 trabalhos e diversos artigos científicos, com o apoio das missões acima elencadas. Sagan foi autor, coautor ou editor de mais de 20 livros. Sagan escreveu também muitos livros de ciência popular, tais como Os Dragões do Éden, de Broca Cérebro e Pálido Ponto Azul. Na televisão, narrou e co-escreveu as 1980 séries premiadas chamada Cosmos: Uma Viagem Pessoal. Esta série foi a mais assistida na história da televisão pública americana, e foi vista por pelo menos 500 milhões de telespectadores, distribuídos em 60 países diferentes. Sagan sempre defendeu questionamento cético científico e o método científico, foi pioneiro em exobiologia e foi o pioneiro a promover esta saga de procurar por inteligência extraterrestre. Ele foi também professor de astronomia na Universidade de Cornell, onde dirigiu o Laboratório de Estudos Planetários e onde teria passado a maior parte de sua carreira. Sagan e suas obras receberam inúmeros prêmios e honrarias, incluindo a Medalha de Serviço da NASA Distinguished Public, a medalha da Academia Nacional de Ciências Public Welfare Medal, o Prêmio Pulitzer do ramo de não-ficção para seu livro Os Dragões do Éden, e, em relação à série Cosmos, A Personal Voyage, dois prêmios Emmy, o Peabody Award e o Prêmio Hugo. Sabe-se que ele se casou por três vezes e teve cinco filhos e que após sofrer de mielodisplasia, Sagan morreu de pneumonia na idade de 62 anos no dia 20 de Dezembro de 1996.

CONCLUSÃO:
É muito interessante sabermos que o endereço de nosso planeta, assim como nossa imagem e uma mensagem simbólica foi lançada ao espaço, numa missão de paz e amor,  na busca de contato e quem sabe, conseguirmos uma boa amizade com seres de outras galáxias ou do espaço. Sabemos, na nossa modesta opinião, que nossa Terra é considerada, perante o universo, como apenas um pequeno grão de areia e que com certeza, existem muitos outros planetas similares e quiça num deles pode haver a presença de vida inteligente.  Foi uma tentativa de contato com inteligências superiores, ou mesmo inferiores, e que possam quem sabe um dia, nos dar uma resposta. Temos visto pela mídia, notícias de que alguns OVNI (Objetos voadores não identificados) já teriam nos visitados, porém sem nenhuma confirmação oficial ainda. 
Nota: Se você gosta de curiosidades, não deixe de acessar nosso marcador chamado: Curiosidades Matemáticas!, pois lá vai encontrar mais conteúdos interessantes envolvendo a Física, Astronomia e Matemática. 
Atenção:
Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou mesmo se quiser elogiar, criticar, retificar, deixe seu recado no espaço para comentários, ao final do post.
Se quiser compartilhar com seus amigos, sugerimos usar o atalho para as redes sociais ao final da matéria, ou indique o endereço do blog aos mesmos.
Ajude-nos na divulgação deste espaço, compartilhando nossas matérias ou se cadastrando como nosso seguidor.
Desde já, agradecemos sua visita e parecer. Muito obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer