As Bases da Matemática!

Conhecer as bases da matemática é um fator fundamental e essencial para o entendimento e aprofundamento em muitos conceitos da matemática. Algumas pessoas e estudantes já ficaram frustados quando tiveram enormes dificuldades em assimilar muitos conteúdos matemáticos. Mas, saiba porque isso ocorre frequentemente e como podemos planejar os estudos e driblar essas dificuldades. 
Existem algumas fórmulas, teorias, teoremas, entre outros conteúdos matemáticos que exigem dos estudantes um aprofundamento e conhecimentos previamente adquiridos que são pré requisitos para podermos prosseguir e assimilar alguns conceitos mais elaborados. Provavelmente isso se dá quando estudamos exaustivamente e não entendemos nada e achamos alguns desses conteúdos abstratos, absurdos ou até mesmo de difícil discernimento. Também observamos essas dificuldades quando queremos aprender a qualquer custo, sem seguirmos uma ordenação correta e lógica, ou porque temos pressa e falta de tempo para nos prepararmos adequadamente para o aprendizado, isso nos leva fatalmente a erros e dificuldades de assimilação e entendimento dos conteúdos da disciplina. Esse fato ocorre porque certamente o estudante menos atento, pulou etapas nesse propósito ou porque quis entender algo sem o aprofundamento necessário, por contar com pouco tempo de estudo e preparação, seja em provas, concursos, vestibulares ou qualquer outros testes de conhecimentos. 

Se você quer aprender matemática, deve começar pelo básico, ou seja dominar primeiramente os conteúdos chamados básicos dessa disciplina, e mais ainda, tem que ter vontade de estudar, se interessar e gostar de números, fórmulas práticas, evidências e representações geométricas, inclusive observar alguns padrões numéricos. Depois, evidentemente deverá planejar seus estudos, dedicar um tempo pré-definido para essa atividade, reunindo todos materiais de estudo, assim como praticar os conteúdos estudados, e isso só é possível fazendo os exercícios para entender os conhecimentos inerentes. Quando surgirem as dúvidas, aconselhamos que não prossiga e procure sempre a ajuda com um amigo mais experiente, um professor da escola do bairro ou até mesmo pode usar a internet. Existem muitos fóruns e páginas que são dedicadas para sanar eventuais dúvidas e questionamentos que podem nos ajudar em muitas de nossas dificuldades. Se deixar para voltar e entender posteriormente, pode ser que não obtenha exito em seus estudos. Com certeza sempre existe alguém disposto a ajudar e incentivar quem tem boa vontade e se esforça para aprender embora tenha dificuldades em seus estudos.

É possível aprender matemática em qualquer idade, mesmo aquelas pessoas da terceira idade também têm capacidade para isso. E, ainda mais resolver os problemas fazem muito bem para a saúde da mente e torna essas pessoas mais ativas e saudáveis, dizem os especialistas em saúde psicológica e mental. São os idosos e as crianças os mais beneficiados com a matemática, as crianças porque vão se desenvolver ainda e os idosos porque devem continuar exercitando suas mentes, para evitar muitas doenças degenerativas que podem trazer consequências imprevisíveis nessa fase da vida. Ter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos e mentais, também são importantes para todos, e ainda muito mais para aqueles que estão na melhor idade.

Como os pais devem ensinar a matemática e se comportar diante dos filhos e das crianças menores!
Quando exercitamos a mente das crianças em idade infantil, certamente estaremos estimulando a criatividade e a possibilidade dessas crianças gostarem e se interessarem pelos números e operações matemáticas. Deixamos claro que devemos introduzir os conhecimentos matemáticos, de acordo com a idade das crianças, por isso para as crianças menores, inclusive os bebes devem ser estimulados pelas mães e tutores, com brincadeiras e brinquedos que facilitem introduzir noções numéricas, de espaço e contagem. O comportamento dos pais nessa idade e fase de aprendizado é fundamental para o gosto e interesse das crianças nesse tipo de conhecimento. Esteja certo de que aprendemos desde o dia em que nascemos, claro que de formas diferentes. Por exemplo, começar contando nos dedos, depois distribuindo e dividindo os brinquedos, contando as moedas e as mesadas, usando aquele famoso porquinho para poupar e juntar uma certa quantia até que possa comprar uma boneca, um carrinho, etc. Se procurar vai encontrar muitas formas para estimular as crianças no aprendizado infantil de matemática, sendo que por exemplo podemos usar estratégias bem simples e que estimulam esse tipo de conhecimento inicial. Os bebês são até mais inteligentes do que pensamos. Eles podem aprender tudo, desde que recebam as informações e os estímulos necessários e da forma correta, sem que sejam forçados desnecessariamente.  
A Matemática é uma linguagem natural que usamos no cotidiano e nunca deve ser tratada com desprezo e ojeriza. Ela faz parte integrante do desenvolvimento do pensamento lógico, assim como da descoberta das relações entre fatos e fenômenos observados no dia a dia da vida e das pessoas. Na medida que ensinamos esses fatos e evidências as nossas crianças crianças, elas vão entender e poderão ordená-los e descobrir as relações das coisas e das realidades vivenciadas no mundo. Talvez isso explique porque muitas pessoas em idade adulta ou adolescentes gostem ou não dessa importante disciplina escolar. Talvez aquele adolescente ou estudante com maiores dificuldades não tenha sido estimulado adequadamente nessa fase de aprendizado. Se a criança escuta e percebe que os adultos não gostam de matemática, afirmando ser uma disciplina chata e difícil, certamente também vão odiar esse tipo de conhecimento e dificultar seu aprendizado. 

Mas será mesmo possível estudar e aprender sozinho esse tipo de conhecimento?

Desde que você se interesse e busque soluções de aprendizado, tais como avaliar como tem sido a absorção dos conteúdos, o aprendizado fica mais otimizado. No entanto, sabemos que muitas pessoas querem aprender, mas nada fazem, ou não se esforçam para isso acontecer. Se passarmos por cima dos conteúdos elementares básicos e almejarmos aprender as operações mais complexas e complicadas, pulando etapas, certamente não vamos entender e muito menos aprender e absorver essa ou qualquer outra disciplina que exija noções básicas de entendimento.

Para facilitar o entendimento, o leitor vai encontrar nesse blog uma quantidade boa de artigos muito bem elaborados, abordando as operações básicas, as regra de sinais, entre muitos outros ensinamentos que certamente vão ajudar a todos no entendimento elementar desse tipo de aprendizado.



CONCLUSÃO!!! 






Na nossa modesta opinião, ninguém aprende sem esforço e muita dedicação, ou já nasce sabendo, estamos o tempo todo aprendendo. Esse aprendizado, seja escolar ou mesmo na vida, começa desde que nascemos e certamente sabemos que alguns tem maiores dificuldades, enquanto que outros não, e isso foi muito bem explicado nesse artigo. Quando almejamos aprender alguma coisa, temos que nos dedicar estudando, buscando informações, conversando com pessoas mais experientes que dominem o tema ou aquilo que queremos estudar e nos inteirar.

Mas, quando focamos o aprendizado escolar, sempre há tempo para começar a estudar e aprender. Existe aquelas pessoas e alunos que aprendem simplesmente ouvindo o que o professor fala, mas esses são raros, enquanto que a grande maioria precisa se dedicar um pouco mais, realizando atividades mais elaboradas para fixar os conteúdos. Reafirmamos que sem esforço e dedicação, não vamos a lugar nenhum. Então, trace um planejamento de estudos, reunindo os materiais, apostilas, livros, consultando sites educativos para facilitar o aprendizado e certamente vai colher bons frutos para buscar o conhecimento e entender essa importante disciplina escolar.

Espero que tenham gostado do artigo e que compartilhe com seus amigos e pares para que esse conhecimento possa chegar e quem sabe ajudar um número grande de pessoas. Para isso, sugerimos ao leitor que use o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto.

Se você ainda não é nosso seguidor, aproveite para se cadastrar agora, e assim, além de receber todos nossos artigos gratuitamente, ainda estará nos ajudando na consolidação e crescimento desse importante espaço de aprendizado e de estudos.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer